Sessão Solene

Nairioli Callegaro recebe Prêmio Tradicionalista na Câmara

  • Outorga do Prêmio Glaucus Saraiva ao Tradicionalista Senhor Nairoli Antunes Callegaro.
    Nairioli Callegaro (e) recebe diploma entregue por Reginaldo Pujol (c) (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Prêmio Glaucus Saraiva ao tradicionalista Nairoli Antunes Callegaro. Na foto, o homenageado
    Nairioli comentou sua trajetória dentro do movimento tradicionalista (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Antunes Callegaro, recebeu na noite desta terça-feira (17/9) o Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Engenheiro civil por formação, vice-presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac) e conselheiro fiscal da cooperativa Sicredi Metrópolis, Callegaro recebeu a homenagem, proposta pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), em sessão presidida pelo proponente e pelo vereador Cassio Trogildo (PTB).

Em sua fala na tribuna, Pujol disse se sentir muito feliz de ter introduzido na vida parlamentar da Capital uma sessão solene alusiva aos festejos farroupilhas. “Nosso objetivo é ressaltar valores que ao longo do tempo têm se consagrado ao preservar a nossa cultura. Saúdo a boa administração do Acampamento Farroupilha, evento que acontece sem que seja necessário nenhum recurso público”, ressaltou.

O parlamentar ainda destacou a dedicação com que Callegaro e sua equipe realizam o Acampamento. “O Acampamento é a melhor demonstração da cultura do Rio Grande, diante da crise econômica e política do país. Vocês são, de certa forma, a melhor das expressões para justificar a nossa atividade e os ideais farroupilhas, aquilo que nossos antepassados, à custa de sangue, construíram”, enfatizou Pujol.

Já condecorado, Nairioli Antunes Callegaro contou que começou a organização do Acampamento 2019 com um déficit de mais de R$ 600 mil. “Tudo dentro do evento é contratado por nós: limpeza, energia elétrica, instalação de água. No ano passado deixei para algumas pessoas as tarefas e acabamos com esse déficit, mas hoje nós temos praticamente todas as contas do ano passado em dia”, afirmou fazendo a crítica de que a prefeitura deveria ter um cuidado maior com o evento, que nesta edição homenageia a vida e a obra do folclorista Paixão Cortes, já falecido.

Callegaro disse que trabalhou por um MTG mais solidário e mais voltado à sociedade. “Ainda devemos mudar questões profundas, pois não podemos ser uma casta fechada. O CTG deve devolver para a sociedade aquilo que pertence à sociedade, não deve se sentir dono de uma cultura que é das pessoas. Lutei, me senti muitas vezes sozinho e incompreendido, mas sempre com minhas convicções muito fortes”, afirmou. Ele salientou que ainda há tempo de se fazer um movimento para todos, verdadeiro e com capacidade de enfrentamento às diferenças existentes na sociedade, mais justa e menos hipócrita, onde haja respeito entre as pessoas.

Trajetória

Natural de Santo Ângelo, Nairioli Antunes Callegaro nasceu em 5 de março de 1965. Com 20 anos de idade, na gestão do presidente Domingos Albea, foi convidado para ser secretário geral do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), do qual é presidente na atual gestão. Foi também vice-presidente no período de 2014 a 2015. Foi vice-coordenador da Primeira Região Tradicionalista por quatro gestões, coordenador em 2011 e 2012, período da aquisição da sede da Região Tradicionalista, tesoureiro da Associação dos Amigos da Tradição e Folclore (AATF), em 2007 e 2008, e presidente em 2009 e 2010.

Também prestigiaram a sessão: a esposa do homenageado, Juliana de Miranda;  representando o governador do RS, a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo; e o patrono do Acampamento Farroupilha 2019, Giovani Tubino.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13688)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Acampamento FarroupilhafarroupilhasMTGtradicionalistaNairioli Callegaro