Segurança Pública

Nome de rua para policiais

O vereador Delegado Cleiton protocolou, nesta quinta-feira (17/11), seis projetos de lei para nomear ruas na cidade de Porto Alegre. Todos os novos nomes são homenagens a policiais civis mortos no cumprimento do dever.

Vereador Delegado Cleiton
Vereador Delegado Cleiton (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

As ruas estão localizadas nos bairros Lomba do Pinheiro e Farrapos. A intenção do parlamentar, que é Delegado de Polícia há mais de 25 anos, foi homenagear homens e mulheres que saíam às ruas diariamente para combater a violência e a criminalidade, e que morreram vitimados por tiro em combate. “São os verdadeiros heróis da Segurança Pública gaúcha”, defende.

Quem são os policiais:

  • Vanda Telles de Castro nasceu em Porto Alegre em 13 de agosto de 1952, era filho de Flor Telles e de Annie Laurie Petracek Telles, mãe de Pablo. Foi aprovada em concurso público e assumiu o cargo de carreira na Polícia, chegando ao posto/função de Comissária de Polícia. Foi morta ao defender seu patrimônio e sua vida, reagindo a assalto e roubo de veículo de que foi vítima, atirando seis vezes contra os bandidos e sendo alvejada por dois disparos que resultaram fatais.

  • Humberto Luiz Monteiro nasceu em São Paulo, em 10 de fevereiro de 1974, era filho de Bernardino Luiz Monteiro e de Maria Rodrigues Monteiro, tendo sido aprovado em concurso público e assumido o cargo de Investigador de Polícia, função que exerceu até tombar em combate após ser baleado na cabeça e no ombro em uma operação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), no Bairro Mathias Velho, em Canoas, onde os agentes policiais cumpriam mandado de busca e apreensão em um bar.

  • Marcos Stoffels Kaefer nasceu em Porto Alegre em 01 de abril de 1970, era filho de Círio José Kaefer e de Lacy Stoffels Kaefer. Assumiu o cargo de Inspetor de Polícia no ano de 2001, função que exerceu até ser atingido por uma bala disparada por um policial militar em combate com assassinos suspeitos da morte de outro colega policial e que o atingiram acidentalmente na frente do Hospital Municipal da Cidade de Alvorada.

  • Michel Vieira nasceu em Porto Alegre em 24 de fevereiro de 1989, era filho de Odete Bernardes Vieira, também vitimada na mesma ocorrência policial. Assumiu o cargo de Inpetor de Polícia em 2012, função que exerceu com louvor até tombar em combate vitimado por ladrões que o atingiram ao intervir na ação de bandidos que tentaram roubar a lancheria de propriedade de sua mãe no Bairro Jardim Carvalho, zona leste da Capital.

  • Carlos Heitor Lorenz Bossle nasceu em Porto Alegre em 25 de novembro de 1955, era filho de Carlos Solon Bossle e de Letícia Emília Lorenz Bossle. Assumiu o cargo de Investigador de Polícia no ano de 1990. Foi morto por ladrões de carro que o atingiram ao intervir na ação de bandidos que tentaram roubar o veículo de um estudante da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em Porto Alegre.

  • André Klein Ferreira nasceu em 29 de março de 1983, era filho de José Ademar Silveira Ferreira e de Noeli Inês Klein Ferreira, tendo sido aprovado em concurso público e assumido o cargo de Escrivão de Polícia no ano de 2014, função que exerceu com louvor até tombar em combate vitimado por ladrões de carro que o atingiram na porta de sua residência.

Texto: Isabela Soares