Plenário

Nossa Senhora Desatadora dos Nós é tema da Tribuna Popular

Festa em homenagem à santa ocorrerá no dia 4 de dezembro, na Paróquia São Vicente Mártir.

  • Romaria de Nossa Senhora Desatadora de Nós. Na foto: Padre Jaime José Caspary
    Padre Jaime Caspary convidou população para os festejos (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Romaria de Nossa Senhora Desatadora de Nós
    Imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (21/11), na Câmara Municipal de Porto Alegre, tratou sobre a Romaria de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que ocorre na Paróquia São Vicente Mártir, localizada no bairro Camaquã, zona sul da Capital. O padre Jaime José Caspary representou a Paróquia na solenidade e convidou a todos para participarem da Festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, no dia 4 de dezembro, na São Vicente Mártir. Ele contou que a festa em homenagem a Nossa Senhora ocorre desde 2006.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós nasceu em Ausburgo, Alemanha, em 1700, como Maria Knotenlöserin (do alemão knot, “nó”, e löser, “desatar”). A inspiração para a criação do nome da Nossa Senhora foi a frase de Santo Irineu, bispo de Lyon, no Século III: "Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou". A imagem da Santa possui dois anjos, um de cada lado, segurando a corda dos nós que a Nossa Senhora está desatando. Nos pés há uma cobra remetendo à história de Adão e Eva. O padre Jaime conta que a Bíblia possui o Novo e o Antigo Testamento. No Antigo, “Eva atou o nó da desobediência, e Maria desatou esse nó no Novo Testamento”.

Inicialmente, a imagem da Santa era apresentada em um quadro e, com o tempo, foi construído uma estátua para ela. A devoção à Santa é recente, exista há cerca de 300 anos, e está crescendo em nível mundial, informou o presbítero. “Os povos da América Latina têm um carinho muito especial por Maria, exemplificada na devoção Mariana.” O padre contou que o papa Francisco é um grande devoto de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e que o pontífice foi um dos responsáveis por trazer imagens da Santa para a Catedral de Buenos Aires. “Sempre que o papa escreve às pessoas, ele envia dois santinhos da Nossa Senhora junto com a carta. Eu tenho certeza que a Santa o ajuda a conduzir o seu pontificado com tanto amor e devoção.”

De acordo com o padre, os “nós” são os problemas e dificuldades do nosso dia-a-dia. “Não há ser humano que não tenha nenhum nó. Nós só conseguimos superá-los com a ajuda de Jesus e a intercessão de Maria, que intercede por toda a humanidade. Jesus é o centro da nossa Igreja; e Maria, a intercessora oficial. Ela é o caminho para chegarmos a Jesus.” Os principais nós que as pessoas possuem, atualmente, são desemprego, problemas familiares e de saúde, explica o pároco.

Mais informações sobre a 11º Romaria em louvor à Senhora Desatadora dos Nós pode ser acessadas no site da Paróquia.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)