Mesa Diretora

Nota de Pesar - Paixão Côrtes

Arquivo: Paixão Côrtes em sessão Solene em outubro de 2016 para homenagem aos 50 anos do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho)
Folclorista Paixão Côrtes, falecido nesta segunda-feira aos 91 anos, deixa grande legado aos gaúchos (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, por meio de seus vereadores e funcionários, vem a público manifestar profundo pesar e consternação pelo falecimento do folclorista gaúcho João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, popular e carinhosamente conhecido como Paixão Côrtes, ocorrido na tarde desta segunda-feira (27/8) na CTI do Hospital Ernesto Dornelles. Neste momento, faz-se necessário prestar solidariedade aos familiares e amigos deste grande homem público, que teve trajetória marcante como folclorista, escritor, compositor e radialista, divulgando a cultura e a história do Rio Grande do Sul ao mundo todo.

O incansável Paixão Côrtes, nascido na cidade gaúcha de Santana do Livramento, soube honrar a cidade de Porto Alegre e o Rio Grande do Sul, estado ao qual dedicou sua vida como pesquisador. Foi o criador do Movimento Gauchesco Artístico-Cultural Rio-grandense (Mogar) para difundir a cultura gaúcha às novas gerações e integrante do Grupo dos 8, do Colégio Júlio de Castilhos. Além de grande líder e fundador do Movimento Tradicionalista Gaúcho e do 35 Centro de Tradições Gaúchas, Paixão Côrtes também foi o criador do pioneiro Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição, tendo feito memorável parceria com o escritor Barbosa Lessa.

Cidadão de Porto Alegre, título concedido pela Câmara Municipal em 1997, Paixão Côrtes foi figura constantemente homenageada e lembrada pelo Legislativo da capital dos gaúchos, que lhe concedeu também o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre.

A Câmara Municipal, neste momento de luto para o nosso estado, reconhece o importante trabalho desenvolvido por Paixão Côrtes ao longo de toda a sua trajetória como divulgador e incentivador da cultura gaúcha, Ele nos deixa aos 91 anos de idade, mas seu legado é eterno e permanecerá entre todos os gaúchos.

Vereador Valter Nagelstein
Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre

Tópicos:Paixão Côrtes