Tribuna Popular

Nutricionistas defendem mudança em rótulos de produtos industrializados

Frente de Mobilização quer informações claras sobre componentes de alimentos processados

Tribuna Popular.
Jacira dos Santos, presidente do CRN-2 na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Trabalho que vem sendo empreendido pela Frente de Mobilização por Rotulagem Adequada, em relação a produtos alimentares industrializados, foi apresentado na tarde desta segunda-feira (3/9) a vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na Tribuna Popular da sessão ordinária, Jacira Conceição dos Santos, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2), convidou o Legislativo da Capital para que também participe desse movimento. “O direito do consumidor deve ser respeitado nessa mudança”, salientou a nutricionista.

Conforme Jacira, a Frente defende a identificação de produtos alimentares processados de uma forma mais correta e mais clara sobre seus componentes, além de trabalhar pela sensibilização da população para o consumo de alimentação saudável. Sobre a mudança, ela lembrou que, atualmente, rótulos procuram destacar na parte da frente benefícios que nem sempre são corretos ou verdadeiros, ficando para o verso dados nutricionais importantes. “O problema é ler essas informações. São letras minúsculas, em cores da mesma cartela do rótulo.”

A presidente do CRN-2 disse que a entidade, junto com outras que integram a Frente, defendem a implantação nos rótulos e, na parte da frente, de modelo informativo que compreende um triângulo preto com fundo branco, dentro do qual deverão estar inscritas informações como Muito Açúcar, Muito Sódio, Muita Gordura, ou outro alerta que seja necessário. Ela revelou ainda que a indústria alimentícia já apresentou uma sugestão de selo frontal, mas que identifica apenas como baixo, médio ou alto o percentual de componentes sobre valores diários de referência, o que não seria muito esclarecedor ou suficiente para entendimento dos consumidores.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:Alimentos ProcessadosNutricionistaRótulos