CIDADE

O desenvolvimento de Porto Alegre é tema de reunião com o MP

O vereador João Carlos Nedel se reuniu com representantes do Ministério Público para buscar orientação sobre os caminhos e modos possíveis de resolver alguns problemas sérios de Porto Alegre. Recebido pela Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social, Angela Salton Rotunno, e pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, Nedel expôs suas preocupações e demandas para o desenvolvimento da Cidade:

População em situação de rua

Porto Alegre tinha, em 2016, aproximadamente, 2100 pessoas em situação de rua, na sua maioria, homens (85,5%), com mais de 35 anos (61,4%), ensino fundamental incompleto (37,4%) e com problemas alcoólicos, químicos ou familiares, que os motivaram a irem para a rua, segundo pesquisa realizada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC). O estudo apontou, ainda, que a população de rua aumentou 57% em comparação com 2011, quando eram 1347 moradores. Entretanto, a FASC não tem condições de dar assistência a todas essas pessoas, pois são oferecidas cerca de 400 vagas, apenas, em albergues e casas de apoio.

Esses números demonstram a necessidade de aumentar os serviços e devolver dignidade a essas pessoas, pois, segundo o Vereador, é imprescindível resolver esta questão. “Viver na rua é ter de sair à cata de alimentos, no lixo ou dependendo de caridade, é dormir em locais inóspitos, sujeito a intempéries e à maldade alheia, sem espaço para fazer a higiene pessoal nem buscar melhorar de vida. Em resumo, viver na rua é uma violência contra a dignidade humana”. O MP informou quais os procedimentos legais para enfrentar a situação, colocando-se à disposição e afirmando que as iniciativas por parte do poder público são responsabilidade do Executivo.

Desassoreamento do Guaíba

Nedel expôs que o Guaíba está assoreado além da média normal, prejudicando a navegação. “Nós precisamos aproveitar, melhor, o potencial do Guaíba como uma via de transporte náutico, incentivando a sua utilização e aumentando as rotas”. Sobre o assunto, o Ministério Público não tem, atualmente, nenhuma restrição. Quanto à extração da areia por mineração, informou que um estudo de zoneamento está sendo feito pela Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) para que a área possa ser liberada novamente, para a mineração da areia.

Duplicação da Avenida AJ Renner

O alargamento desta importante Avenida foi o último tema apresentado pelo Vereador, que salientou que a duplicação é necessária para desafogar o trânsito na saída de Porto Alegre, pela BR 116, e nos dias de jogo na Arena do Grêmio. A obra faz parte do rol de contrapartidas da OAS, pela construção da Arena e o MP está analisando a viabilidade da duplicação. “A AJ Renner é uma rota alternativa para a cidade de Canoas que, se for aumentada, será uma ótima opção para as pessoas que vem ou voltam para Canoas”.