ARTIGO

O prefeito mais corajoso que Porto Alegre já teve

Moisés Barboza, vereador (PSDB) líder do Governo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

(Foto: Andielli Silveira/CMPA)


O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., já está escrevendo seu nome na história como o maior administrador que esta cidade já teve. O jovem político, forjado no debate do Parlamento Gaúcho e da Câmara Federal, já realizou em dez meses de governo sua maior obra. Marchezan está mostrando aos cidadãos de Porto Alegre que a Capital dos Gaúchos está imersa em problemas de toda ordem, financeiros e administrativos, especialmente.

Marchezan está mostrando aos porto-alegrenses que a cidade não tem condições de pagar em dia o funcionalismo público. Não consegue fazer investimentos, nem mesmo garantir segurança, saúde e educação de qualidade a todos que moram aqui.

Nos dez primeiros meses de 2017, ele já mostrou que o município gasta mais do que arrecada desde 2011. Desde então, o que entra nos cofres públicos não é suficiente para pagar as despesas da prefeitura. Por vários anos, houve diversas manobras para usar dinheiros de fundos e empréstimos para honrar os compromissos.

Essas ferramentas administrativas acabaram. E a primeira grande obra do prefeito Marchezan é explicitar que não há mais dinheiro, que a prefeitura de Porto Alegre faliu, quebrou. Não consegue honrar os compromissos nos prazos acordados. Por isso o parcelamento dos salários, por isso a falta de investimentos e de serviços como capina, recapeamento asfáltico entre outras.

A grande obra de Marchezan tem sido mostrar aos porto-alegrenses que, se nada for feito, a prefeitura vai ter muito mais problemas num futuro próximo. Muito mais dos que existem hoje. É preciso rever a legislação que concede muitos benefícios aos funcionários públicos, incluindo gatilhos salariais automáticos, licenças-prêmio de três meses remuneradas e 73 tipos de gratificações. São aproximadamente 30 mil servidores municipais.

Este debate e esta discussão que estão sendo feitas pela cidade se devem à coragem e ao idealismo de Marchezan à frente da prefeitura de Porto Alegre. Mostra, sem populismo ou politicagem as dificuldades de uma cidade com um milhão e meio de habitantes. Dificuldades que precisam ser enfrentadas sem demagogia, sem mágicas e sem medo de ser impopular. Pela sua disposição para enfrentar o grande problema, Nelson Marchezan Jr. já é o prefeito mais corajoso que Porto Alegre já teve.