- Atualizada em 07/11/2017 15:18

Observatório Social visita presidente da Câmara

Mauro Pinheiro (c) com representantes do Ospoa, que está em implantação Foto: Guilherme Almeida
Mauro Pinheiro (c) com representantes do Ospoa, que está em implantação Foto: Guilherme Almeida(Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Na manhã desta quarta-feira (25/2), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT), recebeu a diretoria do Observatório Social da Capital (Ospoa), lançado no dia 16 de dezembro de 2014. A iniciativa busca dar maior transparência e zelo à gestão dos recursos públicos do Município. “Trata-se de uma organização instituída e mantida pela sociedade civil, que já existente em 96 cidades do Brasil”, destaca o presidente do Ospoa, Diogo Ferri Chamun.

Em fase de implantação, com a capacitação de voluntários, o Observatório conta com o apoio de conselhos profissionais e entidades. “Queremos colaborar com um olhar atento para evitar desperdício de dinheiro público em contratações”, completou Chamun.

Porto Alegre é a terceira capital do país a contar com um observatório social e a sexta cidade do Estado. “Nosso objetivo é promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social”, explicou o coordenador-executivo Edson Garcia.

O vereador Mauro Pinheiro ressaltou a importância da iniciativa. “Para nós, é extremamente necessária essa visão de fora para auxiliar o gestor público a evitar que irregularidades aconteçam. A sociedade precisa se preocupar com a gestão dos recursos públicos e participar mais ativamente para que o dinheiro seja bem utilizado”, afirmou. O vereador propôs que o Observatório Social seja apresentado aos demais parlamentares numa Quinta Temática, que ainda não tem data definida.

Ficou programada, ainda, a participação de representantes do Ospoa numa futura reunião do Parlamento Metropolitano, que reunirá vereadores de 34 cidades da região. Marice Fronchetti e Pedro Gabriel Kenne da Silva também participaram da reunião. Contatos com o Observatório Social pelo e-mail portoalegre@osbrasil.org.br ou pelo telefone (51) 3026-8282.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)