Projetos

Oficialização do Acampamento Farroupilha institui prêmios

Vereador Bernardino Vendruscolo Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador Bernardino Vendruscolo Foto: Elson Sempé Pedroso

Entra em terceira sessão de Discussão Preliminar de Pauta, na sessão ordinária desta quinta-feira (14/6), na Câmara Municipal, projeto de lei do vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB) que institui oficialmente o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. A proposta estabelece que esse evento, a ser realizado anualmente em setembro, será destinado a promover atividades artísticas e culturais alusivas às tradições rio-grandenses, especialmente na manutenção dos ideais da Revolução Farroupilha.

A ter por local o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conforme a proposta o acampamento deverá ser organizado por comissão especial que iniciará seus trabalhos na primeira quinzena de abril. O projeto estabelece ainda que a permanência do acampamento será de 1º a 30 de setembro, sendo que o desmonte dos galpões deverá ser feito nos 10 dias subseqüentes ao seu encerramento. Caso esse prazo não seja atendido, a entidade infratora não terá homologada sua inscrição no ano seguinte.

O projeto também determina que a organização do Acampamento Farroupilha deverá editar regulamento anual, observando, entre outras questões, a vedação à comercialização de produtos, serviços, ou reprodução de músicas que não representem as tradições gaúchas. O regulamento deverá igualmente ser observado na proibição da utilização de equipamentos amplificadores ou qualquer outro que prejudique os demais acampados das 0h às 10h, de segundas a sextas-feiras; e das 4h às 8h, nos sábados, domingos e no dia 20 de setembro.

Outra questão contemplada pelo projeto de Bernardino é a necessidade de apresentação, por parte das entidades interessadas em participar do acampamento, de projeto cultural a ser implementado durante os 30 dias. A proposta prevê que os três melhores projetos culturais serão premiados em cada uma das seguintes categorias: Categoria Centros de Tradições Gaúchas; Categoria Departamentos de Tradições Gaúchas; Categoria Piquetes; e Categoria Empresa, para os CTGs, DTGs e piquetes de empresas públicas e privadas.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Veja aqui a proposta na íntegra