Plenário

ONG Lírios do Campo pede auxílio para receber recursos

Organização realiza trabalho social com comunidades carentes e pessoas em situação de rua.

Tribuna Popular: Recurso para Assistência Social. Na foto, Senhor Sady Severo Martins na tribuna.
Sady Martins disse que, apesar dos projetos, ONG não consegue recursos (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

O presidente da Igreja Pentecostal Deus Conosco, Sady Severo Martins, utilizou a Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (3/4), na Câmara Municipal de Porto Alegre, para falar sobre a Organização Não Governamental (ONG) Lírios do Campo, que pertence à instituição. O pastor apresentou o trabalho realizado e comentou sobre as dificuldades enfrentadas para manter a ONG.

De acordo com ele, a Lírios do Campo realiza um trabalho social de envergadura nacional, que motiva os moradores de favelas e bairros carentes a ingressarem no mercado de trabalho, além de ajudar pessoas que vivem na rua a conseguirem emprego e casas para morar com a abertura de cooperativas de reciclagem, por exemplo, entre outras ações. “Nós tentamos sanar as necessidades da pessoa. A rua não é para seres humanos”, explicou Martins. Por isso, recursos para assistência social, tratar com as pessoas em situação de rua e auxílio dos vereadores para modificar as formas para a distribuição de verba para as ONGs foram as demandas apresentadas pelo pastor.

De acordo com Martins, as atividades são realizadas na Capital e em diversas cidades do interior, mas apesar de apresentar os projetos, a ONG não está sendo escolhida para receber recursos. “Dizem que temos que nos inscrever nos conselhos municipais. No entanto, acho que o significado das organizações sem fins lucrativos está errado, porque elas trabalham em todo o país.” Assim, não haveria motivos para que elas se cadastrassem em todas as cidades.

Ele defende que os requerimentos para conseguir auxílio financeiro sejam menos burocráticos porque a entidade está com “dificuldades para solicitar recursos para trabalhar com as famílias”. O pastor realiza projetos sociais desde a década de 1960 e afirmou que a ONG possui parcerias com mais de 160 empresas, que oferecem as vagas de trabalho.

Por fim, Martins pediu aos vereadores que ajudem a ONG a receber os recursos para poder continuar seu trabalho. Em resposta, os parlamentares da Câmara Municipal se manifestaram em favor das declarações do convidado e parabenizaram a ONG pelo serviço que presta à sociedade brasileira.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)