Plenário

Onyx Lorenzoni pode receber o Título de Cidadão Emérito

Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Dr. Thiago Duarte.
Vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), autor do projeto de lei (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que concede o Título de Cidadão Emérito da Capital ao político e veterinário Onyx Dornelles Lorenzoni. Conforme o autor do PL, Dr. Thiago (DEM), o deputado federal do DEM-RS colaborou com o país e influenciou os rumos da política brasileira. Para o vereador, a participação ativa do homenageado também nas entidades veterinárias demonstra que ele “acredita na livre associação e na importância da sociedade civil para o desenvolvimento de nossa Capital e nosso país”. 

Porto-alegrense nascido em 3 de outubro de 1954, Onyx recebeu o diploma de médico veterinário pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1976. Anos depois, aprimorou-se em ortopedia e traumatologia veterinária pela Universidade da Califórnia, na cidade de Davis (EUA). Atuou como clínico e cirurgião de pequenos animais no Hospital Veterinário Lorenzoni por mais de 20 anos e foi fundador e presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários/RS (de 1984 a 1990), vice-presidente da Sociedade de Veterinária/RS, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais/RS e vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos Veterinários, além de presidir a Associação Brasileira dos Consumidores de Alimentos, entidade que valorizava a atuação dos médicos veterinários na segurança dos alimentos de origem animal.

A vida política de Onyx começou em 1994, quando se candidatou e foi eleito deputado estadual por dois mandatos consecutivos. Na sequência, ingressou na Câmara dos Deputados, onde está até hoje. Como deputado federal presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em 2008, e se destacou defendendo os produtores rurais na questão do endividamento agrícola. Também é reconhecido por defender o direito à propriedade e por trabalhar pela regulamentação da agroindústria familiar.

Dr. Thiago lembra que Onyx ainda participou de 12 comissões parlamentares de inquérito (CPIs), sendo respeitado pela eficiência no debate e influência parlamentar. Segundo o vereador, ele foi o primeiro líder partidário do Democratas na Câmara dos Deputados e seu vice-líder por vários anos. Atualmente, é secretário-geral da Executiva Nacional do DEM, vice-líder da bancada e presidente do partido no Rio Grande do Sul. 

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)