Institucional

Ópera rock sobre a Revolução Farroupilha será lançada nesta quinta

  • Presidente Valter Nagelstein recebe o escritor Luiz Coronel.
    Luiz Coronel (e) e o presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Apresentação do espetáculo Revolução Farroupilha - Uma História de Sangue e Metal.
    Apresentação do espetáculo Revolução Farroupilha - Uma História de Sangue e Metal.

Na próxima quinta-feira (22/11) ocorrerá o ato de lançamento do espetáculo “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal”. A cerimônia será às 19 horas no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255 - 2º piso). A montagem vencedora do edital da Câmara Municipal ocorrerá de 30 de novembro a 2 de dezembro, com apresentação de circo, dança, música e teatro, envolvendo mais de 100 profissionais, sempre às 20 horas. A nova orla do Guaíba foi escolhida como cenário do espetáculo. A encenação é baseada na obra “Revolução Farroupilha” (2015), do escritor Luiz Coronel e ilustração de Danúbio Gonçalves.

Com direção geral de Clóvis Rocha, “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal” venceu o edital público da Câmara para promoção de atividades culturais, com verbas do orçamento anual do Legislativo, e é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. Os núcleos do espetáculo têm na direção nomes reconhecidos pelo trabalho que realizam pela cultura gaúcha: Jessé Oliveira no teatro; Dilmar Messias no circo; Carini Pereira, Gustavo Silva e Claudia Dutra na dança; e João Maldonado na direção musical. Entre as estrelas das três noites estão a atriz e cantora Valéria Houston, os irmãos Ernesto e Paulinho Fagundes e a guitarra de Erick Endres.

Sobre o livro

“Revolução Farroupilha” (Mecenas Editora, 144 páginas) é uma edição especial do livro-poema “A Revolução Farroupilha”, do poeta, compositor, escritor, cronista e publicitário Luiz Coronel, com ilustrações de Danúbio Gonçalves.

A obra narra as lutas envolvendo os personagens, conflitos e desenlace, bem como sua significação profunda para a identidade gaúcha. Para tanto, Coronel buscou sustentação no livro Farrapos, de Walter Spalding, e no valioso material das edições de Revolução Farroupilha-Cronologia do Decênio Heroico, de Antônio Augusto Fagundes; de Os Farrapos, de Carlos Urbim; de Homens ilustres do Rio Grande do Sul, de Aquiles Porto Alegre; e do Cancioneiro da Revolução de 1835, de Apolinário Porto Alegre. 

Os poemas desta edição especial apresentam preponderância de teor reflexivo sobre o emocional. "Estamos convictos de que, mesmo os historiadores, os mais agudos e dissecantes em suas análises e pesquisas, não podem contestar que respirávamos, naqueles idos tempos, ideias, ostensivamente, alvissareiras e proponentes, senão, revolucionárias", diz o escritor. 

Serviço

Espetáculo “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal”.

Quando: 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro (sexta, sábado e domingo)

Horário: 20 horas

Local: Orla Moacyr Scliar (Avenida Edvaldo Pereira Paiva)

Entrada gratuita 

Produção: Lucida Desenvolvimento Cultural

Apoio: Prefeitura de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura

Realização: Câmara Municipal de Porto Alegre

 

Texto: Divulgação CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)