Tribuna Popular

Orçamento Participativo reivindica desocupação do Demhab

  • Tribuna Popular com o Conselho do Orçamento Participativo / Movimento Habitacional. Na foto, Laura Elisa Machado
    Laura lembrou que comunidades dependem do trabalho do Demhab (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Ordinária no Plenário Ana Terra.
    Sessão Ordinária no Plenário Ana Terra. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A ocupação da sede do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), que já dura 16 dias, foi tema da Tribuna Popular desta segunda-feira (1/8), no Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre. As principais reivindicações dos manifestantes, representados por ativistas do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Movimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB) e do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), são a solicitação de cedência do prédio atualmente ocupado pelos Lanceiros Negros e os pagamentos em dia do aluguel social. Já o Conselho do Orçamento Participativo (COP) alega que os funcionários do local estão impossibilitados de trabalhar e que os cidadãos não conseguem acessar o Demhab.

Laura Elisa Machado, conselheira do Orçamento Participativo (OP), disse que mais de 1.200 pessoas não estão conseguindo receber o aluguel social devido à invasão. “Invadam qualquer lugar, menos o Departamento, porque há famílias precisando de lá”, declarou. A conselheira pediu sensibilidade aos vereadores, visto que o assunto “é de extrema importância”. ‘Não estamos aqui para disputar com vereadores; estamos sendo parceiros. Somos os olhos de vocês”. Por fim, Laura sugeriu interferência do Ministério Público no caso e afirmou que, em audiência com o prefeito José Fortunati, foi entregue uma Carta de Repúdio ao ato. 

O vereador Clàudio Janta (SD) utilizou seu tempo de Liderança para falar sobre o assunto. “O que está acontecendo no Demhab não justifica o ato. O Departamento Municipal está, sim, invadido, e não se pode invadir um órgão que vem ajudando no aluguel social e no OP”, declarou Janta. Por fim, o vereador fez um apelo para que “as lideranças partidárias por trás da invasão intervenham”. Também se manifestaram sobre o assunto as vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL), Jussara Cony (PCdoB), Sofia Cavedon (PT) e o vereador Luciano Marcantônio (PTB).

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)