História

Padre Landell de Moura completaria 158 anos nesta segunda-feira

Pioneiro das telecomunicações, religioso é homenageado em duas ruas de sua cidade natal

Vista aérea da cidade de Porto Alegre.
Cidade tem duas ruas com o nome do sacerdote (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Se estivesse vivo nesta segunda-feira (21/1), o padre Roberto Landell de Moura faria 158 anos de idade. Precursor das telecomunicações, Landell de Moura nasceu em Porto Alegre, no dia 21 de janeiro de 1861, falecendo aos 67 anos, também na capital, em 30 de junho de 1928, vítima de tuberculose. É cidadão honorário da cidade de São Paulo, patrono da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do município de Porto Alegre, patrono dos radioamadores brasileiros, e em 2012, por decreto presidencial, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. Na capital, o padre cientista tem duas ruas batizadas em sua homenagem: uma no Bairro Tristeza, a Rua Landel de Moura, e uma no Loteamento Hípica Boulevard, denominada Rua Padre Roberto Landell de Moura.

Biografia

Landell de Moura teve sólida formação cultural e científica, e formou-se sacerdote em Roma. Voltando ao Brasil, passou a desenvolver sua carreira eclesiástica, sendo indicado para diversas paróquias nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Sua devoção à ciência e suas ideias avançadas para seu tempo causaram algumas vezes o espanto e a revolta dos católicos, e isso pode ter sido um fator importante na sua incapacidade de desenvolver um trabalho pastoral estável, e ao mesmo tempo seus experimentos ocupavam muito de sua energia e atenção.

Landell de Moura, por isso, é mais conhecido pelo seu pioneirismo na ciência da telecomunicação, tendo desenvolvido uma série de pesquisas e experimentos que o colocam como um dos primeiros a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas, o que daria origem ao telefone e ao rádio, senão o primeiro de todos, o que ainda é motivo de polêmicas. Vários testemunhos afirmam que ele vinha realizando testes bem-sucedidos em ambas as modalidades de transmissão desde 1893 ou 1894, mas a documentação sobre esses primeiros experimentos é pobre e a data é disputada.

O seu primeiro registro inconteste, documentado publicamente, é de 3 de junho de 1900, testando com sucesso aparelhos que transmitiram sem fio sons e sinais telegráficos. No Brasil ele usualmente é considerado o pioneiro em nível mundial. Nos outros países sua realização permanece largamente ignorada, embora um crescente número de fontes estrangeiras esteja aceitando sua primazia. Também deixou projetos que apontam seu pioneirismo na transmissão de imagens sem fio, sendo considerado nacionalmente um precursor da televisão e das fibras ópticas, mas também nestes campos a documentação sobrevivente não é muito clara, e internacionalmente sua contribuição nesta área específica caiu num esquecimento quase total.

Texto*: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

*Com informações de Wikipédia

 

Tópicos:Roberto Landell de MouraLandell de Moura