Homenagem

Paixão Cortes e MTG recebem outorgas da Câmara Municipal

  • Sessão Solene em homenagem à Semana Farroupilha - outorga do Troféu Câmara Municipal a Paixão Côrtes e do Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva ao Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG.
    Carlos e Ana, filhos de Paixão Cortes, receberam a homenagem da Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene em homenagem à Semana Farroupilha - outorga do Troféu Câmara Municipal a Paixão Côrtes e do Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva ao Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG. Na foto, vereador Reginaldo Pujol e o patrono do Acampamento Farroupilha, Roque Jacoby
    Pujol foi o proponente das homenagens (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Em sessão solene externa, a Câmara Municipal de Porto Alegre outorgou o troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao líder e fundador do movimento tradicionalista gaúcho, Paixão Cortes. A solenidade foi realizada na prefeitura do acampamento farroupilha nesta terça-feira (19/9), véspera em que o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) celebra a memória da Revolução Farroupilha, em 20 de setembro. Da mesma forma, o MTG recebeu a outorga do Prêmio “Tradicionalista Glaucus Saraiva”, outra homenagem oficial da Câmara. 

Participaram do evento pelo Legislativo o presidente Cassio Trogildo (PTB), Alvoni Medina e José Freitas, ambos do PRB, Airto Ferronato (PSB) e o proponente da solenidade, Reginaldo Pujol (DEM). O MTG foi representado por seu presidente, Nairioli Antunes Callegaro, e Paixão Cortes, por seu filho, Carlos Paixão Cortes. O secretário de Relações Institucionais do município, Carlos Siegle, compareceu em nome do Executivo.

Na abertura, Trogildo ressaltou a importância da sessão solene, pois no seu entendimento a Revolução Farroupilha foi verdadeiramente um movimento de vanguarda republicana dentro do país, contra os pesados impostos cobrados dos negócios com o charque e o couro produzidos na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Segundo o presidente da Câmara, o movimento tradicionalista de maneira organizada decorre do pioneirismo de Paixão Cortes, hoje com 90 anos, com problemas de saúde, e que estava ali representado por seu filho e também por Ana, sua filha. “Paixão Cortes foi um tropeiro cultural, um divulgador da cultura gaúcha que se propaga por meio das novas gerações”, pontuou o presidente do Legislativo.

Pujol destacou que o MTG incorpora em seu DNA o legado de Paixão Cortes, de Barbosa Lessa e de Glaucus Saraiva. Para ele, o tradicionalismo gaúcho é um exemplo de civismo, de atividade com ética nesses tempos de crise política e de questionamento da qualidade republicana da nação brasileira. Segundo Pujol, o exemplo da sociedade gaúcha deveria ser seguido e difundido no país, como forma de recuperar a moralidade na administração pública e permitir que a sociedade volte a confiar em si mesma. “Essa homenagem expressa a importância do 20 de Setembro para o nosso tradicionalismo que é a expressão cultural do povo gaúcho”, emendou Airto Ferronato.

Homenageados

Em nome de seu pai, Carlos Paixão Cortes agradeceu. “Estou muito honrado.” Conforme ele, não são poucas as homenagens do Legislativo Municipal à figura de Paixão Cortes, pois em 1997 ele recebeu o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre, uma vez que o fundador do MTG é natural de Santana do Livramento. O filho do tradicionalista elogiou a preocupação do Memorial da Câmara em manter vivo o legado do seu pai, por conta das exposições que tem realizado ao longo dos últimos anos.

O presidente do MTG, Nairioli Callegaro, destacou a realização das festividades da Semana Farroupilha, pela primeira vez, sem o apoio financeiro do Executivo Municipal, sob alegação do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) de que não havia recursos disponíveis para patrocinar o evento. “O MTG foi protagonista de tudo que está ocorrendo aqui, sem apelos midiáticos e manifestações sensacionalistas”, afirmou. Conforme Callegaro, 48 coordenadorias do MTG e três mil voluntários estiveram envolvidos na organização da Semana Farroupilha e na montagem do acampamento do Parque da Harmonia. Sem eles, pontuou, o evento não teria ocorrido. 

“São 70 anos da primeira cavalgada de Paixão Cortes com mais sete companheiros, que acenderam a primeira centelha e o primeiro candeeiro da chama crioula. E são 50 anos da fundação da Federação de CTGs denominada Movimento Tradicionalista Gaúcho”, finalizou o presidente da entidade máxima dos tradicionalistas.  

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)