Sessão Solene

Parlamento municipal homenageia Semana da Pátria

Sessão Solene em homenagem à Semana da Pátria.
Solenidade foi realizada na tarde desta terça-feira no Plenário Otávio Rocha (Foto: Giulia Secco/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene, na tarde desta terça-feira (4/9), para celebrar a Semana da Pátria. O ato, que ocorreu no plenário Otávio Rocha, foi uma homenagem proposta pela Mesa Diretora.

O presidente da Liga da Defesa Nacional/RS, coronel Marco Dangui Pinheiro, recordou que a entidade foi fundada em 1916, no Rio de Janeiro, por personalidades como Olavo Bilac e Wenceslau Braz, presidente da república na época, para contribuir com o aumento do sentimento de nacionalidade, patriotismo e orgulho dos cidadãos. Dentre as formas de atuação da associação, destacou o culto aos símbolos nacionais, a valorização da cultura brasileira e dos fatos históricos.

Um dos principais eventos surgidos a partir dessa época é a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, criada no Rio Grande do Sul em 1938. Na época, o percurso da corrida foi de Viamão até Porto Alegre, totalizando 27 quilômetros. Em 2018 serão aproximadamente 12 mil quilômetros, iniciando em Brasília e percorrendo todo o território nacional. “Ao difundir e efetivar estes valores, temos esperança de resgatar a corrente que une os cidadãos deste imenso território, o patriotismo”, defendeu o coronel Pinheiro.

O vereador Reginaldo Pujol (Dem) apontou que a Semana da Ptria é um momento onde os cidadãos são compelidos a realizar importantes reflexões acerca da origem e do futuro da nação. Mencionando seu passado de participações cívicas, afirmou entender a relevância desta época de celebrações nacionais para o cultivo do patriotismo.

“O Brasil é a nossa casa. Cabe somente à nós arrumarmos nossa casa”, lembrou a vereadora Comandante Nádia (MDB), referindo-se à responsabilidade que o período eleitoral representa para os brasileiros. “É um momento onde poderemos dizer basta. Queremos políticos transparentes e éticos. Queremos valores e morais que os jovens esqueceram”, complementou, lamentando os incontáveis casos de corrupção e o descaso político-social.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (MDB), considerou que o Brasil atual não é o país que o povo brasileiro merece. “Em que momento da caminhada histórica da nação o país se perdeu”, questionou. Reiterou que a mobilização e a luta para um país melhor são importantes e necessárias. De acordo com ele, perseguir valores cívicos, como a ordem e o progresso, não são apenas deveres militares, também são incumbências da sociedade civil.

Também  prestigiaram a solenidade o comandante da Ala 3, Brigadeiro-do-Ar Arnaldo Silva Lima Filho; o ex-comandante do 5º Comando Aéreo Regional, Brigadeiro-do-Ar Raul Dias; do Comando Militar do Sul o Tenente-Coronel Rogério da Silva Costa; do 5º Distrito Naval e da Capitania Fluvial de Porto Alegre, o Capitão de Corveta Cláudio Luis Estrela Pereira;  e o comandante de Policiamento da Capital da Brigada Militar, Tenente Coronel Cordova.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Corrida do Fogo SimbólicoSemana da Pátria