Comunicações

Paróquia da Glória faz 90 anos e recebe homenagem

Nereu (c) entrega diploma a André Lico (d), pároco da Igreja da Glória Foto: Elson Sempé Pedroso
Nereu (c) entrega diploma a André Lico (d), pároco da Igreja da Glória Foto: Elson Sempé Pedroso

No período de Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira (17/8) os vereadores prestaram uma homenagem pelo 90° aniversário de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Glória. A cerimônia foi proposta pelo vereador Nereu d’Avila (PDT), que fez um histórico da criação da paróquia. Lembrou que a então capela foi erguida em terras doadas pelo coronel Luis da Silveira Nunes, em 1888, que colocou como exigência para a doação a construção do templo. A fundação, porém, ocorreu somente em 1916, por obra do então arcebispo dom João Becker, acrescentou Nereu. “O coronel não imaginava que sua exigência redundaria numa magnífica igreja para a cidade.”

Nereu disse que a missa realizada no último domingo foi esplendorosa. “Rezada por dom Dadeus e pelo padre André Luis de Paulo Lico, pároco da Glória, a missa foi um momento de grande comunhão com Deus.” O vereador, que também lembrou a figura do padre João Germano Rambo, que comandou a paróquia por 40 anos, acrescentou que a Nossa Senhora da Glória é um símbolo para todos os porto-alegrenses. “A Câmara não poderia omitir-se de registrar os 90 anos de uma paróquia tão importante para a cidade.”

Padre André observou que as pessoas existem para resgatar a humanidade e seus valores. “Se quisermos ajudar a humanidade, precisamos reconstruir o homem. Nos últimos 90 anos, é isso que a paróquia da Glória vem fazendo: reconstruindo o valor autêntico do ser humano.”

Elói Guimarães (PTB) destacou o papel fundamental que a Igreja Católica exerce nas comunidades onde atua. “Hoje, a Igreja presta serviços não só no campo espiritual como também na construção das comunidades.” João Carlos Nedel (PP) observou que três ou quatro gerações de porto-alegrenses receberam a primeira comunhão e celebraram seus casamentos na Glória. “Estamos em festa, pois os frutos da semente plantada há 90 anos estão sendo colhidos.” Ervino Besson (PDT) chamou a atenção para o grande número de jovens que freqüentam a igreja. Ressaltou a “importância dos cursos profissionalizantes oferecidos pela paróquia”. O presidente Dr. Goulart (PDT) lembrou que durante sua adolescência muito freqüentou a paróquia.

Também se manifestaram Maristela Maffei (PSB), João Bosco Vaz (PDT) e José Ismael Heinen (PFL).

Marco Marocco (reg. prof. 6062)