Plenário

Paulo Alberto D' Alascio pode dar nome a campo de futebol

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador João Bosco Vaz fala sobre movimentações para interferir na presidência da Casa.
João Bosco Vaz (PDT) assina o projeto (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de autoria do vereador João Bosco Vaz (PDT) que denomina Campo de Futebol Paulo Alberto D´Alascio o próprio municipal localizado na Praça Tamandaré, no Bairro Petrópolis. Esta praça, para fins de localização, é delimitada pelas avenidas Montenegro, Caçapava, Taquara e rua Carazinho. As placas denominativas conterão, abaixo do nome do próprio municipal, os seguintes dizeres: Exemplo de trabalho e dedicação ao esporte amador.

Paulo Alberto D´Alascio nasceu no dia 12 de novembro de 1951, em Porto Alegre, e faleceu aos 59 anos de idade, no dia 27 de dezembro de 2010. No esporte amador, foi vinculado ao Dínamo Esporte Clube de Petrópolis, bem como a outras agremiações. No esporte profissional, exerceu atividades em diversos clubes, como o Grêmio Esportivo Força e Luz e o Cruzeiro, tendo uma rápida passagem no América, do Rio de Janeiro, e no Tupi, de Juiz de Fora, Minas Gerais. Quando treinador do Dínamo Esporte Clube de Petrópolis, foi campeão também da Copa Nelson Bório, em 1978, e da Copa Ajax de futebol amador, em 1985.

Quando se aposentou da então CRT, onde era arquiteto, dedicou-se a ajudar a consertar os campos de várzea existentes no Bairro Petrópolis, chegando a custear com recursos próprios a elevação, em 0,50cm, do campo de futebol da Praça Tamandaré. Projetou e executou o sistema de drenagem e contribuiu também com o projeto de iluminação da Praça Tamandaré e Praça Ararigbóia. “Apaixonado por futebol e grande incentivador do esporte, ao longo da vida organizou e promoveu diversas competições esportivas, tendo contribuído para a promoção e o desenvolvimento do futebol amador da Capital”, completa o vereador.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)