Pauta

Cosmam debate reabertura de posto de saúde na Vila Esmeralda

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal tratará de duas pautas na sua próxima reunião, a ser realizada na terça-feira (4/4), na sala da comissão. Às 14h30min, a comunidade da Vila Esmeralda e o secretário municipal da Saúde, Pedro Gus, foram convidados a discutir uma solução que permita a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Esmeralda, na Lomba do Pinheiro, fechada há seis meses para reformas. A empresa que havia vencido a licitação para realizar a reforma faliu em outubro de 2005 e paralisou as obras em dezembro, não tendo sido substituída até o momento. Segundo os moradores, a opção de atendimento à saúde oferecida pela Prefeitura é a UBS Herdeiros, distante cerca de quatro quilômetros.

Às 15h45min, a Cosmam debaterá a denúncia de moradores do Condomínio Residencial Vila Nova Gaia sobre irregularidades na obra da empresa Embapel - Embalagens e Reciclados, situada na Rua Silvio Silveira Soares, 2367, no Bairro Camaquã. Eles questionam a legitimidade do local para o tipo de atividade desenvolvida pela empresa e dos materiais acondicionados no depósito, que estariam colocando os moradores sob risco de vida e gerando a proliferação de ratos e insetos, com prejuízos à saúde humana.

Presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), a Cosmam também é integrada pelos vereadores Claudio Sebenelo (PSDB), Aldacir Oliboni (PT), Mônica Leal (PP), Elias Vidal (PPS) e Neuza Canabarro (PDT).

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)