Sessão solene

Percival Puggina recebe título de Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Percival Oliveira Puggina.
    Puggina recebe o diploma entregue pelo vereador Ricardo Gomes (PP) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Percival Oliveira Puggina.
    Puggina afirmou que cidadãos precisam amar o seu país e conhecer a história de sua cidade (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Considerado um dos mais destacados intelectuais porto-alegrenses, o arquiteto Percival Oliveira Puggina recebeu, na noite desta terça-feira (21/5), o título de Cidadão de Porto Alegre. A homenagem, proposta pelo vereador Ricardo Gomes (PP), ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. A sessão foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), que destacou a ética nos negócios e na política do gaúcho nascido em Santana do Livramento.

Em seu discurso, Ricardo Gomes observou que Puggina contribui para a cultura política da Cidade, tendo seus textos e suas falas ajudado a educar muitos de nossos cidadãos. “Ele teve papel fundamental na disseminação de ideais políticos e na formação de jovens para o exercício da democracia fundada em valores e princípios. Suas ideias ajudaram a consolidar a doutrina do Partido Progressista e, assim, promoveram o debate político na Capital”, afirmou o parlamentar, lembrando que em 1985 o homenageado entrou na vida política se filiando à Frente Liberal (atual DEM) e posteriormente ao PDS (atual PP).

Gomes lembrou que, para que o título seja concedido, todos os vereadores tiveram que concordar e agradeceu aos colegas presentes por prestigiarem a sessão, que estava cheia. “O título foi votado por unanimidade, isso se deve à tua importância. Cidadão de Porto Alegre, essa condição nós podemos lhe reconhecer, as outras você faz por conta própria, pai, esposo, avo e amigo, é uma grande honra para mim conceder esse título a uma das minhas principais influências. Não é um exagero dizer que hoje estamos diante de um gigante”, concluiu.  

Executivo

Gustavo Paim, prefeito em exercício da Capital, disse que teve a oportunidade de sancionar a lei que concedeu o título. “Em 1996, quando completei 18 anos ingressei na vida política. Sou um dos muitos discípulos de Percival, fomos uma juventude que realmente teve um professor, um mestre, sobre a vida e sobre o que deveria representar o Partido Progressista brasileiro. Hoje seus alunos estão nos mais distintos partidos, todos sempre com a lembrança das suas aulas, ensinamentos e textos”, contou. 

Homenageado

Já agraciado com o título de Cidadão de Porto Alegre, Percival Puggina afirmou que há muitos anos participa de um programa de TV, todas as quartas-feiras, na RDCTV. “Em março, o jornalista Silvio Lopes me perguntou o que mais me atrai na Capital. Respondi, rapidamente,  que não é o clima, não é o IPTU, nem o pôr do sol do Guaíba que têm a força suficiente para me manter aqui. O motivo que eu não saio por nada nesse mundo são as pessoas, minha mulher, meus filhos, meus amigos, são os meus amores, como vou sair de perto de vocês?”, questionou. 

Lembrou também de quando conheceu o vereador Ricardo Gomes. “Percebi que estava diante de um homem diferente, pois ele aproveita sua formação para projetar um futuro. Ele é um grande vereador, tem a formação clássica, mas é um moderno, não tem os olhos vendados, se fosse vinho seria um de quatro medalhas, de tradição, de história de qualidade reconhecida”, elogiou. Ainda contextualizou o momento politico no qual vive o Brasil e disse que, aos 74 anos, não lembra de ter vivido um período sem crise, e que ela, a crise, é companheira cotidiana da vida dos brasileiros.

“Esses dias ouvi de um taxista que o Brasil não tem jeito. Me deu uma tristeza infinita. O que esse homem está ensinando aos seus filhos?”, lamentou, destacando que, no tempo em que era um jovem estudante, as escolas ensinavam português, matemática e a amar o Brasil. “Hoje ensinam a odiar o Brasil. Ninguém ama o que desconhece, nem esquece do que ama. Dói no coração ver tantos jovens ensinados a não amar o Brasil. Quem não conhece a história da sua cidade, que é parte sua própria história, não é cidadão, é hospede. Não sejamos hospedes”, finalizou, sendo aplaudido de pé por todos os presentes. 

Prestigiaram a sessão os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Felipe Camozatto (Novo), Fernanda Jardim (PP), Comissário Rafão Oliveira (PTB), Professor Wambert (PROS), Nelsir Tessaro (DEM), Mendes Ribeiro (MDB) e os secretários municipais Comandante Nádia e Ramiro Rosário. Mariza Puggina, esposa do homenageado, Guilherme Socias Villela, ex-prefeito e vereador de Porto Alegre, o vice-presidente da Federasul, César Leite, o vice-provedor da Santa Casa, Vladimir Giacomuzi, e o deputado estadual Mateus Wesp também compareceram.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.prof.13688)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Cidadão de Porto AlegrePercival Puggina