Rinhas de animais

PL criminaliza rinhas de cães e galos em Porto Alegre

Sessão para apreciação do projeto de lei complementar do Executivo que cria e funde secretarias municipais. Na foto: Vereador Rodrigo Maroni
PL criminaliza rinhas de galo e cães (Foto: Carolina Andriola/CMPA)
O vereador Rodrigo Maroni protocolou dois Projetos de Lei (PL), na Câmara Municipal de Porto Alegre, que proíbem a prática de rinhas de cães e galos na capital. Conforme Maroni, os projetos visam a salvaguarda dos animais, já vítimas de maus-tratos e de toda e qualquer crueldade.
A rinha é uma prática antiga e enraizada culturalmente onde dois cães ou galos são colocados juntos para brigarem. A rinha só termina quando um dos animais morre ou um dos donos desiste da “luta”. Em geral, ela acontece de forma clandestina, envolvendo aposta em um dos animais.
Para Maroni, é grande a quantidade de animais vítimas de maus-tratos e crueldade por parte do ser humano. “Este é um crime absurdo que acontece em todo o Brasil e que deve ser combatido”, explicou. De acordo com o PL, a quem insistir na prática de rinhas de animais, será punido civil e penalmente, conforme legislação vigente, na proporção da ofensa e gravidade causada aos animais.