Plenário

Plano Municipal de Resiliência homenageia Cézar Busatto

  • A comissão tratpi das mudanças climáticas e meio ambiente. Na foto: O ex-secretário de governança local, César Busatto.
    Ex-secretário Busatto é homenageado na proposta aprovada pela Câmara Municipal (Foto: Carolina Andriola/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto: vereador Cassio Trogildo.
    Vereador Cássio Trogildo é o autor da proposta aprovada nesta quarta-feira (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade, na sessão plenária desta quarta-feira (18/9), projeto de lei instituindo o Plano de Resiliência no Município de Porto Alegre - Cézar Busatto. Conforme a proposta votada, de autoria do vereador Cássio Trogildo (PTB), entende-se por resiliência a capacidade dos indivíduos, comunidades, instituições, empresas e sistemas de um município de sobreviver, adaptar-se e crescer, independentemente dos tipos de estresses crônicos e choques agudos que vivenciam.

Trogildo explica que a inclusão do nome do ex-deputado e secretário de Governança de Porto Alegre, falecido em 2018, é “uma homenagem à luta por uma construção humanista de cidade. Cézar Busatto foi a primeira pessoa que ouvi falar em resiliência”.

Conforme o vereador, quando o desafio Cem Cidades Resilientes, da Fundação Rockefeller chegou a Porto Alegre, em 2013, a cidade já contava com um grupo de trabalho articulado, envolvendo setores do poder público, representações comunitárias e organizações da sociedade civil “na construção de políticas públicas para uma cidade melhor”. A intenção do Plano de Resiliência é ampliar e dar continuidade às discussões sobre como o Município atua para aumentar a sua capacidade e o seu preparo para os desafios e as oportunidades do futuro.  

Pelo projeto aprovado, o Município buscará tornar-se referência em resiliência urbana na América Latina até o ano de 2025 em diferentes temas divididos em cinco grandes objetivos: mobilidade urbana, legalização de terras, prevenção de risco, cultura de paz e ecossistema dinâmico e inovador.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Cezar BuusattoPlano MunicipalResiliência