Plenário

Câmara homenageia o Dia das Mães

Bernadete da Cunha, da ACM, lembrou que a data foi oficializada no Brasil em 1932 Foto: Vicente Carcuchinski
Bernadete da Cunha, da ACM, lembrou que a data foi oficializada no Brasil em 1932 Foto: Vicente Carcuchinski (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na tardedesta quinta-feira (14/5), as mães pela passagem do seu dia, transcorrido nodomingo passado (10/5). A atividade aconteceu durante o período de Comunicaçõese contou com a presença da vice-presidente da Associação Cristã de Moços (ACM),Bernadete Franco da Cunha, e da secretária-geral interina da instituição,Angela Aguiar. Bernadete Cunha apresentou o histórico da data e lembrou queo Dia das Mães nasceu nos Estados Unidos, quando, em 10 de maio de 1908, AnnaMarie Jarvis, órfã de mãe, realizou uma cerimônia dedicada à sua mãe e a todasas mães, no estado de West Virginia. Em 26 de abril de 1910, a festa foiincluída oficialmente no calendário oficial daquele estado norte-americano.Quatro anos depois, em 1914, o Dia das Mães tornou-se oficial em todo os Estados Unidos.

De acordo com a vice-presidente da ACM, no Brasil o Dia dasMães foi comemorado pela primeira vez há 97 anos, em 12 de maio de 1918, emPorto Alegre, por iniciativa da ACM. Em 1932, o presidente Getúlio Vargasoficializou a data, festejada no segundo domingo de maio. Lembrou que a ACMexiste há 170 anos no mundo e hoje está presente em 119 países, oferecendoatividades para desenvolver as pessoas, por meio da educação, dos esportes, daassistência social e da congregação sem distinção de raça, posição social ecrença. A instituição, segundo ela, está no Rio Grande do Sul desde novembro de1901.

Por fim, Bernadete Cunha cumprimentou a Câmara por sempredestacar o Dia das Mães e recordou as homenagens promovidas por iniciativa doex-vereador João Antônio Dib. Também agradeceu a oportunidade de poder divulgaro trabalho da ACM e felicitar as mães. Durante a sessão, alunos e educandos dasunidades Cruzeiro e Centro da ACM realizaram apresentações musicais.

Durante a homenagem, os seguintes vereadores se manifestaram:

EXPECTATIVA - O vereador Reginaldo Pujol (DEM) destacou a qualidade dos vários projetos da ACM por regiões de Porto Alegre esalientou que, felizmente, a data não é tratada apenas como uma questãocomercial, mas também com atos simples que emocionam, como o desta tardena Câmara Municipal. "É o reconhecimento de que as mães são o princípio de tudo e, semelas, nada existiria." (MG)

PARCERIAS - Kevin Krieger (PP) saudou a ACM “pelo que faz pelas mães de Porto Alegre em todos os dias do ano”. Segundo ele, em parceria com a Smed e a Fasc, mais de 1.800 crianças são atendidas na parceria com a ACM. “São famílias que podem sair para trabalhar e deixar seus filhos na ACM”, disse. Lembrou ainda de projetos da Associação com a antiga Vila Chocolatão, que se mudou para os altos da Avenida Protásio Alves, e na Vila Cruzeiro e de “tantos outros serviços prestados”. (CB)

ALICERCES - Dr. Thiago Duarte (PDT) lembrou que entrou na ACM com 12 anos de idade. “O karatê da ACM me proporcionou alicerces necessários para que eu pudesse ter uma vida profissional e social importante”, disse. “Aprendi a ter persistência, humildade, auxiliar ao próximo.” O vereador contou que, pela ACM, teve a oportunidade de representar o karatê e o Brasil no Japão por três vezes. “A ACM foi o patamar inicial para mim e para muitos outros jovens e professores.” (CB)

HONRA - Paulinho Motorista (PSB) recordou que conheceu a ACM sem ter frequentado a instituição, mas como motorista, pois muitas mães com filhos nessa escola embarcavam em seu ônibus. Disse ser uma honra para a Câmara ter a ACM e suas crianças no plenário, homenageando as mães. "Estamos sempre à disposição em nossa bancada." Elogiou os alunos que se apresentaram para os vereadores. (CB)

TRABALHO - João Bosco Vaz (PDT) afirmou que ser acemista é um estado de espírito. “É preciso amor, doação, vontade no coração”, ressaltou. “O trabalho grandioso que faz no mundo todo é exemplar, de proteção às crianças e aos adolescentes”, disse. Lembrou que a ACM trouxe para o Brasil o Dia das Mães, o vôlei, o basquete e o futebol de salão. Citou os projetos sociais e “um programa fantástico, que é a formação de líderes”, em que os jovens são preparados para enfrentar a vida. Também contou que, quando assumiu como secretário de Esportes, em 2005, pode criar o Bonde da Cidadania porque foi ajudado pela ACM. “Hoje o Bonde ainda leva as crianças que estão nas ruas de Porto Alegre para a prática esportiva”, disse. (CB)


Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
          Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)