Plenário

Comissão Representativa da Câmara realiza sessão

Reunião da Comissão Representativa. Na foto, o vereador Cláudio Janta (E), e o presidente da Câmara, Cassio Trogildo (C), fazem minuto de silêncio ao ex-vereador e jornalista, Paulo Sant'Ana.
Vereadores e servidores fizeram um minuto de silêncio pela morte de colunista (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na manhã desta quinta-feira (20/7), no Plenário Otávio Rocha, uma sessão da Comissão Representativa, formada por 20 vereadores e que se reúne nos recessos parlamentares. Na reunião, eles fizeram um minuto de silêncio pela morte do jornalista e ex-vereador Paulo Sant'Ana, aprovaram uma viagem do vice-prefeito para os Estados Unidos e também utilizaram a tribuna em tempos de Lideranças para debater os seguintes assuntos:

GOVERNO -  Clàudio Janta (SD) achou importante fazer um debate sobre os últimos acontecimentos no governo federal, como o reajuste de impostos e as medidas de proteção usadas para manter o presidente Michel Temer no cargo. De acordo com Janta, o aumento de impostos será significativo no bolso do consumidor, já prejudicado com a falta de recursos na área da saúde. Em crítica à gestão de Temer, o vereador falou da liberação de verbas previstas em emendas para parlamentares da CCJ da Câmara Federal para garantir que a denúncia contra o presidente não siga em frente. "O povo brasileiro, em hipótese nenhuma, pode aceitar isso. Temos que entrar nas redes sociais dos nossos deputados e rechaçar isso", defendeu. 

GOVERNO II - Em referência ao governo estadual, André Carús (PMDB) comentou a ida do governador gaúcho a Brasília, que, em sua opinião, colaborou para a adesão do Estado ao plano de recuperação fiscal. Conforme o vereador, o Banrisul não está entre os órgãos que podem ser vendidos. Pelo contrário, Carús afirmou ser um patrimônio dos gaúchos, e que foi rechaçada sua privatização pelo próprio governo Sartori. Quanto ao governo federal, ele também criticou o aumento de impostos. "Este reajuste vai estourar no bolso do cidadão. Não podemos tolerar que um país com uma das taxas de juros mais altas do mundo coloque no bolso do cidadão esta conta", disse. O vereador também lamentou a quantia de dinheiro destinada a fundos partidários, classificando-a como "um deboche ao cidadão". 

ANIMAIS - Rodrigo Maroni (PR) dedicou uma homenagem ao cachorro policial Luck, que se aposentou ano passado pela Brigada Militar e pelo Corpo de Bombeiros. Segundo Maroni, foi um cachorro herói que descobriu cadáveres e drogas ao longo de seus 12 anos de trabalho. Um ano após se aposentar, Luck morreu. O vereador também falou sobre a tentativa de adoção de uma soldada aposentada, que tenta permanecer com o cavalo que trabalhava na Brigada Militar. Ele lamentou a dificuldade que a soldada enfrenta para conseguir adotar o animal. Outro ponto abordado por Maroni foi a leishmaniose, doença provocada por parasita que atinge muitos cães. O vereador defendeu que os animais infectados sejam tratados para evitar a eutanásia, possibilitando construir alternativas para eles. 

GOVERNO III - Cassiá Carpes (PP) lembrou a morte do jornalista e ex-vereador Paulo Sant'Ana. "Sempre se identificou como gremista, mas sempre respeitoso com colorados", disse. Para Cassiá, muitas pessoas do esporte foram vitoriosas com a atividade de Sant'Ana, que conseguiu se destacar nos cenários político e esportivo do Rio Grande do Sul. O vereador falou também sobre o momento de crise na política brasileira. "Se nós pegássemos todo esse dinheiro de roubalheira do BNDES e colocássemos nos micros, pequenos e médios produtores, seria outro país em geração de renda", apontou. Ele comentou que, no Estado, nenhum partido quer assinar a CPI do Badesul do ano de 2014, devido a um rombo financeiro. "É por isso que o país não vai pra frente; este é o mal da política brasileira", lamentou.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)