Plenário

Comunicações

Carlos Todeschini Foto: Camila Domingues
Carlos Todeschini Foto: Camila Domingues

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão desta segunda-feira (24/8), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

Pontal I - Carlos Todeschini (PT) comemorou o resultado da votação, realizada ontem (23/8), em relação ao Pontal do Estaleiro. “Estou feliz com o vencimento do Não, pois os porto-alegrenses puderam se manifestar e decidir em relação a orla do Guaíba”. Comentou que 22 mil cidadãos se manifestaram através do voto. “Desses, 18% disse Não”. Criticou o prefeito José Fogaça que, ao permitir o plebiscito, investiu R$ 500 mil. “Poderia construir dois postos de saúde com esse dinheiro “, considerou. (RA)

PONTAL II - DJ Cassiá (PTB) também comentou a votação de ontem. Disse que há alguns anos a população teve que decidir sobre a construção ou não da Avenida Beira Rio “Aqueles que defendiam o mato naquela época consideravam que se a Avenida saísse faria mal para a saúde dos porto-alegrenses” disse. O vereador ressaltou que são os mesmo que hoje levam as famílias para passear no local. Defendeu que toda orla deve ser discutida a partir de agora. “Têm famílias em risco na Vila dos Sargentos”, falou DJ Cassiá. Também disse que não vê ninguém comentar sobre a Pedra Redonda. “Está totalmente invadida e não vejo comentários”. (RA)

PONTAL III – Alceu Brasinha (PTB) lembrou que foi um dos autores do projeto do Pontal do Estaleiro e que foram mais de três anos de discussão sobre a proposta na Câmara Municipal. “Porto Alegre perde muito com a decisão. Os vereadores da oposição fizeram campanha pelo Não, enquanto outros, da situação não fizeram. Se o Sim fizesse campanha teria saído vencedor”, opinou. Brasinha colocou que não entende o porquê de alguns vereadores terem mudado de ideia quanto ao pontal desde a chegada do projeto à Casa e ponderou que o Parque Gigante está na orla há muitos anos. (LO)

GRIPE A – Dr. Thiago Duarte (PDT) elogiou a conduta da Câmara “pela coragem de enfrentamento diante da gripe A e também a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pelo diálogo com os professores da rede”. Segundo informou, a nova gripe teve a incidência diminuída de 25 a 30% na Capital. Thiago também leu trechos da Carta-Testamento de Getúlio Vargas e disse que nada é tão atual como o pensamento do ex-presidente brasileiro que suicidou-se há exatos 55 anos. “Estes pensamentos foram deixados de herança para outros trabalhistas históricos como Leonel Brizola e Alberto Pasqualini. Que pensemos com estes argumentos”, refletiu. (LO)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)