Plenário

Comunicações e Grande Expediente

Os temas tratados em tempo de Comunicações e de Grande Expediente na sessão plenária de hoje (9/9) da Câmara Municipal de Porto Alegre foram os seguintes:

BENEFICÊNCIA - Aldacir Oliboni (PT) colocou a Casa à disposição para negociar um acordo que permita ao Hospital Beneficência Portuguesa retomar suas atividades normais. Lembrou que os funcionários estão em greve desde terça-feira por atraso nos salários. Conforme Oliboni, a troca no comando do hospital poderá resolver o impasse surgido com o rompimento de contrato entre a Prefeitura e a instituição. "Com um novo presidente, com credibilidade, os contratos com a Secretaria da Saúde podem ser retomados." (MAM)

PARTIDARIAZAÇÃO - João Carlos Nedel (PP) criticou a partidarização do serviço público federal. Observou que levatamento recente apontou que 6 mil funcionários se filiaram ao PT para poderem assumir cargos no governo. Disse que um amigo que trabalha há 25 anos numa estatal em Brasília confidenciou que, no atual governo, trocaram desde o superintendente ao office-boy. "Estão confundindo governo com partido. Aí, surgem as quebras de sigilo, como na Receita Federal." (MAM)

HOSPITAIS - Toni Proença (PPS) disse que vê com satisfação os movimentos de autoridades e da sociedade para a reabertura dos hospitais Luterano e Independência e para evitar o fechamento do Beneficência Portuguesa. Para ele, as soluções para os problemas na saúde da Capital estão à frente de todos e é preciso união para aplicá-las. "E a Câmara deve se somar a estes esforços, ajudando a construir as soluções necessárias." (MAM)

SAÚDE I – Fernanda Melchionna (PSOL) disse ser necessário tentar uma solução para o Hospital Beneficência Portuguesa que está prestes a fechar. Outro tema abordado foi a Universidade Estadual do RS. De acordo com a vereadora, os dois últimos governos Estaduais não realizaram investimentos: "houve sucateamento da estrutura física, dos professores e alunos". Fernanda afirmou ainda esperar que o reitor eleito seja empossado. (RT)

SAÚDE II – Idenir Cechin (PMDB) lembrou que o Hospital Beneficência Portuguesa, nos últimos 20 anos, passou boa parte fechado. “Muitas pessoas tem interesse em ajudar, mas é preciso ter experiência em gestão hospitalar". Cecchin lembrou também que as cooperativas de Saúde tem prestado grande atendimento e desafogado as emergências. “A saúde tem muitos cargos para pouco atendimento”. ainda na opinião do vereador, a Receita Federal foi longe demais na invasão de informações. "O que está acontecendo é muito grave". (RT)

BISBILHOTICES - Adeli Sell (PT) lamentou os episódios de quebra de sigilo divulgados pela imprensa. "Deveríamos repudiar toda forma de bisbilhotar a vida das pessoas", disse. Adeli lembrou que uma das cláusulas pétreas da Constituição prega a liberdade de pensamento, de sigilo e de imprensa, entre outras. "Mas o TSE, que cuida as eleições, faz questão de que não haja liberdade", criticou. Citou que o tribunal faz inúmeras restrições e proibições, mas permite anúncios de candidatos na imprensa. "O TSE se submete aos interesses da grande mídia", assinalou. (CB)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia também:
Lideranças