Plenário

Discursos de Comunicações

Na sessão desta segunda-feira (19/6), vereadoras e vereadores utilizaram a tribuna da Câmara Municipal para tratar dos seguintes assuntos, nos períodos de Grande Expediente e Comunicações:

CONSELHOS - Maristela Maffei (PSB) lamentou que a sociedade atual tenha por hábito criminalizar as funções previstas para os conselhos tutelares. “Além disso, os índices de violência contra a criança são calamitosos”, lembrou. A vereadora disse que esse assunto foi abordado pelo promotor público Miguel Velásquez durante seminário promovido pela Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, realizado na Câmara, cujo objetivo foi discutir mudanças na legislação desses conselhos. “Qual a melhor política a ser desenvolvida, na segurança pública ou preventiva na infância?” (HP)

CADERNO – Elói Guimarães (PTB) destacou a edição do caderno especial O Melhor do Rio Grande, editado pelo jornal Zero Hora, o qual abordou todos os 496 municípios do Rio Grande do Sul. “Essa é uma obra de consulta permanente”, afirmou. O vereador recordou que a publicação contém dados importantes sobre os municípios, incluindo população, área, atividades econômicas e festividades. “Este volume tem que ir para escolas e bibliotecas, além de ser importante para quem viaja”. Elói disse ainda ser municipalista: “Defendo uma Federação de Municípios, pois é lá que está a vida, a tradição.” (HP)

REDES – Mauro Pinheiro (PT) destacou inauguração, a ocorrer no dia 28 de junho, de nova sede, com um Centro de Distribuição de Mercadorias, da Rede Ammpa, junto à Ceasa. “É um passo importante para quem defende o associativismo”. Conforme o vereador, esse local funcionará como uma central de compras, beneficiando aos seus associados. Para Mauro, as pequenas e médias empresas são as que mais empregam no país: “Vivemos hoje dias difíceis para o pequeno comércio”. Mauro também destacou projeto de sua autoria, em tramitação na Câmara, que institui o Programa Integrar, cujo objetivo é fomentar redes associativas de micros, pequenos e médios comerciantes e produtores rurais, rurbanos e artesanais.

MULHER – “O Brasil precisa de uma mulher como presidente ou vice”. Ao fazer essa afirmação, Dr. Goulart (PDT) indicou Miguelina Vecchio, da Ação da Mulher Trabalhista do RS, para integrar a chapa que terá o ex-ministro Cristóvam Buarque como candidato do PDT à presidência. Goulart afirmou que o país deve um mandato de presidente ao trabalhismo. “A gestão de Jango foi cortada e não foi dada oportunidade a Brizola”. O vereador disse que Jango foi o único governante a formalizar um projeto de reforma agrária. “Os outros apenas falam, mas Jango fez. E agora é época de se ter uma governante mulher”. (HP)

EDUCAÇÃO – Luiz Braz (PSDB) disse que a violência cresce na Capital também porque muito pouco se fez em benefício das crianças carentes neste e nos governos municipais anteriores. O vereador contou que está cobrando do prefeito José Fogaça uma resposta sobre uma proposta da Escola Calábria, de ensino profissionalizante, que ofereceu ao município 100 vagas para crianças e jovens de rua. Segundo Braz, que encaminhou a proposta ao prefeito, talvez essa seja uma forma de iniciar o combate ao problema pela raiz. (CB)

VIOLÊNCIA – Claudio Sebenelo (PSDB) elogiou a proposta da Escola Calábria, enfatizando que o intuito é recuperar jovens e crianças de rua. O vereador também lamentou que o espaço urbano esteja submetido a um processo de canibalização, comandado pelo crime-negócio, que envolve armas, contrabando, sonegação e tráfico. Segundo ele, há outras inúmeras causas da violência, como as de ordem social. Sebenelo ainda disse que o Estado brasileiro dá um péssimo exemplo, sentando em cima de processos contra a criminalidade e se omitindo nessa questão. (CB)

LICENÇAS – Neuza Canabarro (PDT) lembrou que, na semana passada, a CPI criada na Câmara Municipal para investigar o excesso de licenças médicas no município analisou o relatório elaborado por ela. Conforme a vereadora, o relatório, que será votado nesta terça-feira (20/6), faz um diagnóstico da situação e recomendações ao poder público municipal. Entre as recomendações, está a abertura de sindicâncias administrativas para apurar responsabilidades e casos como o de uma servidora em licença desde 2003 que, nesse tempo, exerceu função em escola privada. (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)  
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)