Plenário

Discursos de Comunicações e Grande Expediente

 No período de Comunicações da sessão desta quinta-feira (30/3) os vereadores trataram dos seguintes temas:

EXECUÇÃO - Carlos Todeschini (PT) denunciou o que considera uma execução ocorrida em Canoas na última sexta-feira. Conforme ele, Honorato Marins, que testemunhou na CPI do crime organizado em 2000, foi morto por policiais militares com 40 tiros quando saiu de casa para comprar cigarros. Todeschini observou que ele estava sob proteção do programa de proteção a testemunhas e, mesmo assim, foi executado. Todeschini afirmou que a família não acredita na versão da BM, segundo a qual Honorato foi morto por ter reagido a uma abordagem policial. “A família acredita que ele era uma pessoa marcada para morrer.” (MM)

VIOLÊNCIA - Cláudio Sebenelo (PSDB) disse que o mau exemplo da violência está sendo dado ao país pelo próprio governo. Destacou casos de execução de políticos ligados ao partido que comanda o país nas cidades paulistas de Santo André e Campinas. Ressaltou também os 30 processos judiciais nos quais está envolvido o ex-ministro Antônio Palocci. “Em Santo André, onze pessoas que testemunharam sobre a morte do prefeito Celso Daniel já sumiram.” (MM)

LIXO - Clênia Maranhão (PP) destacou projeto em implementação pelo Executivo e voltado à questão do lixo urbano. “Várias secretarias estão participando numa soma de esforços visando buscar uma solução definitiva”, salientou. Conforme a vereadora, o lixo precisa ser entendido como parte de cadeia produtiva que envolve atualmente cerca de 10 mil pessoas. “Precisamos dar uma vida digna a essas comunidades”. Clênia disse ainda que duas são as preocupações na busca de uma solução: a exploração da mão-de-obra infantil e os maus tratos a animais. “Esse sistema está esgotado”. (HP)

CERCAS - Margarete Moraes (PT) lamentou que em discussões sobre plebiscito para consulta a respeito da instalação de cercas em praças e parques tenham sido revelados no plenário preconceitos políticos. “Quem faz isso se fragiliza”, afirmou. Para a vereadora, o uso de cerca nesses locais diminui a qualidade de vida da população. “Não consigo imaginar as pessoas fazendo fila sábados e domingos para entrar ou sair da Redenção”, disse. Margarete lembrou ainda que se esse parque viesse a ser cercado, a feira ecológica e o brique ficariam isolados: “Não vejo Porto Alegre assim”. (HP)

CARROÇAS - Nereu D’Avila (PDT) comentou notícias na imprensa que tratam das mudanças no recolhimento do lixo, em 2007, e da circulação de carroças na Capital. Disse que é “auspiciosa” a redução em cerca de 40% nas despesas com o lixo, mas protestou contra a declaração que teria sido feita pelo prefeito Fogaça, segundo o qual o problema com as carroças “é um círculo vicioso e invencível”. Nereu ressaltou que há projeto de sua autoria tramitando na Câmara visa tanto proteger os animais quanto desafogar o trânsito, proibindo a circulação desse tipo de veículo em horários de pico nas grandes avenidas. (AB)

PROJETOS - Mario Fraga (PDT) parabenizou o ex-presidente da Câmara, Elói Guimarães (PTB), pela aprovação das contas relativas a 2005 no Tribunal de Contas do Estado.  Da tribuna, também defendeu projeto de sua autoria que torna obrigatória a destinação de caixa de atendimento preferencial a idosos, nos supermercados da capital, e pediu apoio à proposta do colega de partido, DJ Cássia Gomes, que institui o projeto Domingo Alegre no município. “Esperamos votar em seguida para que o prefeito Fogaça possa incrementar”, disse. Os dois projetos, segundo ele, aguardam votação pelo plenário do Legislativo  (AB) 

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Marco Marocco (reg. prof. 6062)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)