Plenário

Discursos de Lideranças

 Na sessão ordinária desta segunda-feira (27/03) vereadores e vereadoras utilizaram o período de Lideranças para abordar os seguintes temas:

MUDANÇAS - Clênia Maranhão (PPS) disse ter participado no final de semana de congresso nacional do seu partido, em Belo Horizonte, onde foi avaliado o atual sistema sóciopolítico do País. “A redemocratização do Brasil infelizmente não foi capaz de acabar com a miséria social ou implantar modelos de ética e respeito aos direitos das pessoas”. Conforme a vereadora, é preciso haver mudanças na política que garantam a inclusão social como um processo real: “É imperiosa a construção de um modelo político que busque o desenvolvimento com inclusão”, salientou. (HP)

MENINOS - “Temos que, a qualquer preço social, resgatar esses meninos”. Ao fazer essa afirmação, em referência ao documentário Falcões - Meninos do Tráfico, Cláudio Sebenelo (PSDB) lamentou a falência das obrigações do Estado, com educação, saúde, transporte e saneamento básico, principalmente em favelas. “Essa falta ocasionou o surgimento de um estado paralelo”, lembrou. O vereador disse ainda que os meninos retratados no documentário são apenas uma ponta do problema, já que os grandes traficantes não aparecem. “Eles são apenas os que vigiam”. (HP)

SEGURANÇA - Aldacir Oliboni (PT) disse que a bancada do PT promoveu no final de semana uma enquete com a população no Brique da Redenção. “Segurança foi a resposta de 60 pessoas questionadas sobre qual presente dariam a Porto Alegre”. Conforme o vereador, a pergunta foi feita a 194 populares. “A Câmara também tem a obrigação de discutir alternativas de segurança”, afirmou, ao indagar quais as ações que estariam sendo promovidas pelo Município e Estado. “Onde está o compromisso dos órgãos governamentais de dar segurança às pessoas”, questionou. (HP)

CORREGEDORIA - João Dib (PP) lamentou que o governo federal não ofereça à Polícia Federal (PF) recursos suficientes para que esta força possa combater o crime organizado e o narcotráfico. “Sem recursos, a PF não consegue dar conta de todo o país”. O vereador lamentou ainda que a bancada do PT na Câmara Municipal tenha se posicionado contra a criação de quatro cargos em comissão que possibilitarão a formação da corregedoria e ouvidoria na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana. “Com isso, a guarda municipal poderá ser armada e contribuir com a Brigada Militar na segurança da cidade”. (HP)

COLLARES - Ervino Besson (PDT) saudou a candidatura do deputado Alceu Collares ao governo do Estado, decidida hoje em reunião do diretório regional do PDT, que contou com a presença de diversas lideranças, inclusive do presidente do diretório nacional, Carlos Lupi. Besson elogiou a atitude do outro pré-candidato do partido, Moacir Volpato, que abriu mão da sua candidatura em favor de Collares. “Foi um gesto de muita grandeza de Volpato. Collares é um nome fortíssimo para ganhar as eleições e retomar a história do trabalhismo no Rio Grande do Sul. (CS)

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)