Plenário

Grande Expediente / Comunicações

No período de Grande Expediente e Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (8/11) os vereadores discutiram os seguintes temas:

CONSELHO – Adeli Sell (PT) disse que a eleição dos conselheiros tutelares deverá ser anulada. "A grande maioria dos eleitos nunca trabalhou com crianças nem tem experiência no tema". Adeli afirmou que um dos conselheiros eleitos é primo do secretário municipal da Juventude Mauro Zacher:  “E seu caráter é duvidoso”. O vereador enumerou vários episódios nos quais essa pessoa teria se envolvido. Na opinião de Adeli, a microrregião 1 não poderia ter eleito uma “pessoa dessa categoria, sem caráter e perigoso”, ressaltou. (RT)

CONSELHO II – Guilherme Barbosa (PT) disse acreditar que a eleição para os conselheiros tutelares deva ser anulada. “Dos 50 conselheiros eleitos, 22 estão sob investigação do Ministério Público”, lembrou. O vereador afirmou estar surpreso na maneira como a imprensa procedeu em relação a divulgação do Caso Detran. Lembrou que, sobre escândalo em Brasília, o Grupo RBS colocou em manchete na capa de jornais que o presidente Lula tinha assessores envolvidos. “Agora que o coordenador de campanha da governadora Yeda faria parte da fraude do Detran, as notícias são pequenas, e internas”, afirmou. “Gostaria que a imprensa fosse no mínimo imparcial.” (RT)

LIXO – Adeli Sell (PT) afirmou que ao longo dos anos a coleta do lixo de Porto Alegre foi se degradando sendo hoje disputada por carroceiros e andarilhos e, as sobras levadas pelo DMLU. “Os galpões de reciclagem recebem o lixo de quinta categoria, só o que sobra, ficando sem o material necessário para a seleção”, disse. “Com as três novas empresa que iniciam seus trabalhos na próxima segunda-feira (12/11), devemos fiscalizar para que a cidade fique mais limpa, pois hoje o lixo está em todas as esquinas, e Porto Alegre não merece.” (RT)

LIXO II – Mário Fraga (PDT) rebateu afirmações de Adeli, afirmando que, em Belém Novo, a coleta do lixo é regular, realizada três vezes por semana, e a do seletivo é semanal. “Lá no meu bairro, a cidade é limpa e bem cuidada”, disse. O vereador afrimou também que as acusações de Adeli ao secretário Mauro Zacher deverão ser respondidas em juízo, e já solicitou ao secretário que assuma seu cargo na Câmara Municipal para de defender. (RT)

BRIQUE - Aldacir Oliboni pediu que a Smic fiscalize com rigor a ação dos índios que vendem seus produtos no Brique da Redenção. Lembrou que no domingo passado houve conflito entre eles e a Brigada Militar depois que um PM foi agredido pelos indígenas. Conforme Oliboni, os índios têm ocupado um espaço que não lhes foi cedido e foram agressivos quando a Brigada solicitou sua saída do local. "Todos têm de cumprir a lei, inclusive os índios." (MAM)

CONCEIÇÃO - Cláudio Sebenelo (PSDB) disse que recebeu denúncia segundo a qual a direção do Grupo Hospitalar Conceição vetou para os cargos de chefia funcionários que têm reclamatória trabalhista contra o GHC. Lembrou que os funcionários foram eleitos pelos servidores do grupo. Sebenelo observou que a medida fere a Constituição, que garante a todo cidadão procurar a Justiça para defender seus direitos. "O PCdoB e o PT, partidos que dirigem o GHC, sempre defenderam os direitos trabalhistas", destacou. (MAM)

TER - João Dib (PP) lamentou que os políticos brasileiros estejam mais preocupados em ter do que em ser. Para ele, o homem público deve ser responsável, atento, sério e sensível. "Tem de estar sempre pronto para servir, para buscar o bem comum." Conforme o vereador, infelizmente vivemos em um país no qual a preocupação com o ter é muito mais importante. "No Senado, por exemplo, sai um senador para não ser cassado e entra outro com a ficha mais suja ainda. Precisamos buscar soluções e não criar problemas." (MAM)

CONVITES - Ervino Besson (PDT) convidou os vereadores a comparecerem na Festa do Ridículo, que será realizada no próximo sábado (10/11) em Belém Velho. “Quero convidá-los  para este grande acontecimento que faz parte do calendário oficial da Capital”, disse. Convidou ainda os parlamentares a prestigiarem a Festa do Pêssego, na Vila Nova, que inicia no dia 14 e vai até 25 deste mês. “O comparecimento dos vereadores será um reconhecimentos aos produtores de pêssego que, além de produzirem frutas maravilhosas, preservam o meio ambiente”. (RA)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)