Plenário

Grande Expediente e Comunicações

Vereador Delegado Fernando, do PTB Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador Delegado Fernando, do PTB Foto: Elson Sempé Pedroso

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária desta segunda-feira (11/5), os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

POSSE - Delegado Fernando (PTB) assumiu hoje como vereador em substituição a Marcello Chiodo (PTB). Filiado ao partido desde 1991, o delegado de Polícia disse que sua posse é um momento importante em sua vida e para a instituição policial, que, conforme ele, agora passa a ser representada na casa legislativa. "Chego com vontade e determinação. Há muitos sonhos a serem concretizados para melhorar a vida da sociedade." O Delegado Fernando também criticou a marcha da maconha, realizada no final de semana em Porto Alegre. "Há gente querendo se aproveitar de doentes para colocar sua mercadoria nas ruas." (MAM)

CICLOVIAS - João Carlos Nedel (PP) concordou com o vereador Dib (PP) sobre o Plano Cicloviário apresentado pelo Executivo. Segundo Nedel, Porto Alegre tem muitas ruas estreitas, onde há dificuldades de implantação das ciclovias. “É importante a bicicleta, representa redução de custos, exercício físico, mas as ciclovias têm de ser muito bem planejadas para que não se tornem um risco aos ciclistas.” Para diminuir calçadas, por exemplo, o vereador alerta que teriam de ser retiradas algumas árvores. “Aí gera um problema ambiental”. Lembrou, porém, que Porto Alegre tem cerca de um veículo para cada dois habitantes. “Se não tomarmos medidas, ficaremos como São Paulo.” (CK)

ESCOLAS - Aldacir Oliboni (PT) lembrou que estão sendo construídas 11 escolas técnicas federais no RS. “Algumas ainda estão com dificuldades para encontrar locais para instalação.” Segundo o vereador, R$ 10 milhões serão investidos pelo governo Lula para a implantação de uma escola técnica na zona leste da Capital, que aguarda liberação da área escolhida para a construção do prédio. “Se for anunciado que a área está destinada a outra coisa, faremos um ato em protesto”, disse Oliboni, afirmando que a área em questão é da Prefeitura “e já tinham nos dito que não haveria problemas para a liberação”. (CK)

CAMINHADA –  De acordo com  vereador Ervino Besson (PDT), a caminhada pela liberação da maconha, ocorrida neste fim de semana, é uma manifestação que só traz prejuízos para a Cidade. Todas as semanas, disse Besson, famílias pedem socorro para tratar filhos usuários de drogas. E essa caminhada, disse, não condiz com os problemas enfrentados. “Sou contra esse tipo de manifestação e farei tudo para amenizar o problema daqueles que procuram  tratamento para seus familiares”, argumentou. (RT)

CRISE - Conforme a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), o seu partido acompanha a crise que o Governo Yeda Crusius vem passando desde o início e continuará fiscalizando e acompanhando as denúncias. Para ela, a matéria da revista Veja reforça mais ainda todas as denúncias feitas pelo PSOL. “Esses novos fatos veiculados na Veja serão aprofundados e  analisados pelo meu partido. Vamos provar que todas as nossas denúncias são verdadeiras”, argumentou. (RT)

CICLOVIAS – João Dib (PP) entende que o projeto que trata do Plano Cicloviário não é matéria do Legislativo. “Já que vamos tratar deste assunto, quero ver as plantas”, disse. De acordo com Dib, um projeto deste porte deve ter, ao menos, plantas baixas das ruas e avenidas. "Gostaria de poder entender como as avenidas Independência, Sertório e Ipiranga serão recuadas para a implantação das ciclovias pretendidas", disse Dib. “Preciso conhecer as propostas para apoiar ou criticar, sem as plantas nada pode ser feito.” (RT)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)