Plenário

Lideranças

Os discursos de Lideranças da sessão plenária desta quinta-feira (24/5) trataram dos seguintes assuntos:

DIÁLOGO - Para João Antonio Dib (PP) falta diálogo entre a prefeitura e os funcionários municipais que estão em greve por melhores salários. Disse que já propõs reunião entre a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), secretários municipais e lideres dos municipários, com o prefeito José Fogaça para se conhecer a real situação financeira do Executivo. “Precisamos saber se há recursos ou não”, ressaltou. Disse conhecer as dificuldades que o Executivo vem enfrentando desde o governo passado. “Na administração de Verle os funcionários não receberam um centavo de aumento”. (RA)

GREVES – Neuza Canabarro (PDT) manifestou-se preocupada com notícias sobre a situação de Porto Alegre. “Vejo greves, o PACS parcialmente paralisado e falta de segurança nas escolas”. Disse, porém, que estão questões não devem ser tratadas partidariamente. “É preciso uma grande reflexão”, considerou. Sobre o PACS ressaltou ser a questão da higienização a mais importante e pediu mais ação por parte do secretário da Saúde, Pedro Gus. “A população não merece esta situação”. A vereadora defendeu também uma revisão no salários dos professores municipais. (RA)

SAÚDE – Dr. Goulart (PTB) concordou com a posição de Neuza Canabarro sobre a falta de ação do secretário da Saúde. “É um problema de gestão, mas o prefeito Fogaça é inteligente e saberá administrar. Certamente se sairá bem”. Disse que os dados informados sobre os valores aplicados na saúde “não fecham” e que se alguém tentar fazer um levantamento, “não chegará a conclusão alguma”. Defendeu a necessidade de um levantamento sério e real sobre os valores aplicados, tanto em nível municipal quanto federal. “Hoje só sabemos que serão retirados da saúde 6 bilhões”. (RA)

FIOS – Almerindo Filho (PSL) comentou ação da Polícia Civil, na Zona Norte da Capital, que apreendeu 2 toneladas de fios de cobre, furtados de ruas de Porto Alegre. “É louvável a iniciativa, pois atitudes como essa coíbem prejuízos causados nos cofres públicos”. Disse que dos 2,5% de lâmpadas apagadas na Cidade, apenas 600 estão queimadas e que o restante está  desativado em conseqüência do furto dos fios. Almerindo defendeu ainda projeto de Haroldo de Souza (PMDB), que propõe a realização de cadastro para estabelecimentos que trabalham com fios de cobre. “Só assim coibiremos este tipo de ação, pois precisamos combater os furtos coibindo a recepção”. (RA)

CRIANÇAS - Maristela Maffei (PCdoB) disse estar recebendo denúncias de "uma nova forma de burlar" a eleição do Conselho Tutelar em Porto Alegre. Segundo a denúncia, candidatos que moram em determinado bairro pedem atestados de que prestam serviços comunitários, a fim de preencher os pré-requisitos exigidos. Maristela também lembrou o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual, comemorado no dia 18 de maio, e ressaltou que a exploração sexual de crianças e adolescentes é um fenômeno complexo e de caráter cultural. "Crianças abusadas ou exploradas sexualmente são marcadas para o resto da vida, com abandono da família e da sociedade." (CS)

 

CORRUPÇÃO - Sebastião Melo (PMDB) disse estar indignado em relação a casos de corrupção no Brasil. "A corrupção é um fenômeno mundial, mas Brasil chegou a estágio avançado." Segundo Melo, o cidadão comum não tem acesso a serviços básicos, "enquanto os vigaristas de Brasília tomam uísque". Na opinião de Melo, as CPIs não conseguem colocar ninguém na cadeia, punindo apenas os intermediários e não atingindo os principais atores da corrupção. O vereador defendeu a extinção das emendas parlamentares ao Orçamento, "fonte inesgotável de corrupção", a diminuição do número de cargos de livre nomeação e a mudança profunda no sistema eleitoral. (CS)

 

EDUCAÇÃO - Claudio Sebenelo (PSDB) afirmou que Porto Alegre trata mal as suas crianças. Segundo ele, o péssimo trabalho em relação às crianças é refletido na insuficiente estrutura pré-escolar da Capital. Sebenelo também criticou as eleições ao Conselho Tutelar, que definiu como "espetáculo presidido por partidos", observando que candidatos tentam preencher de todas as formas os requisitos exigidos, "visando não a esta eleição, mas à próxima". Também manifestou preocupação com pronunciamento de autoridades pedindo pena de morte e diminuição da maioridade penal. "O Estado não dá solução para problemas que foram criados." (CS)

 

OP - Clênia Maranhão (PPS) lamentou o "risco de apagão na saúde no Brasil" e lembrou que existe processo da prefeitura junto ao Ministério da Saúde para obter verbas relativas ao QualiSUS. "Se fossem liberados esses recursos, o PAM-3 poderia estar funcionando." Clênia comemorou o aumento de participação nas reuniões do Orçamento Participativo (OP) neste ano. Segundo ela, a reunião do OP na terça-feira teve aumento de 34% em relação ao ano anterior, enquanto a reunião do OP no Bairro Cristal, nesta quarta-feira, teve aumento de 340% em relação a 2006. "Mostra a maturidade da cidade e o cumprimento de promessa do governo em manter o OP." (CS)

 

ORÇAMENTO – Adeli Sell (PT), em resposta a Clênia Maranhão (PPS), disse que não foi à reunião do Orçamento Paticipativo (OP) da noite de quarta-feira (23/5), mas garantiu estar bem informado do que houve lá. De acordo com o líder do pT, moradores do Cristal que serão transferidos para a Zona Sul compareceram maciçamente porque estariam preocupados com a situação. Adeli, entretanto, revelou ter recebido garantias do Gabinete do Prefeito de os moradores do Cristal não sairão de lá. O petista também respondeu a Sebastião Melo (PMDB) garantindo que a bancada do PT vai enviar um documento ao presidente do Congresso Nacional: "Pediremos que não se repitam mais emendas ao Orçamento, porque somos contra tanto em âmbito nacional, quanto estadual e municipal”. (JAP)

 

EDUCAÇÃO – José Ismael Heinen (Dem) comentou sobre a educação nacional e o lixo municipal. “Uma medida provisória estabeleceu os recursos para o Fundeb com um alastramento de abrangência de 70%, mas com recursos de apenas 30%”. Além disso, conforme Heinen, “caberá aos estados e municípios investirem R$ 20 e 15 bilhões, respectivamente, e apenas R$ 2 bilhões do Governo Federal”. Ele também comentou que “temos de tomar uma providência sobre o problema do lixo, pois não se tem mais local para depositar na Cidade”. Para o vereador, a solução é simples: “reciclagem com inclusão social". (JAP)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

José Alfredo Possas (reg. prof. 5530)