Plenário

Lideranças

Os discursos de Lideranças da sessão de hoje (22/8) da Câmara Municipal de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

RATOS - Alceu Brasinha (PTB) disse que não concorda com as críticas de Carlos Todeschini ao serviço de desratização executado pela Prefeitura. "Todeschini gosta de bater em coisas que não existem." Para Brasinha, se há ratos na cidade, parte da culpa é de Todeschini, cuja "propaganda eleitoral existe até hoje espalhada pela cidade". Reclamou também que o vereador do PT não gosta do debate, pois critica o governo e depois sai do Plenário. (MAM)

MEIA - Aldacir Oliboni (PT) concordou com DJ Cassiá (PTB) que a lei da meia-entrada em eventos esportivos e culturais precisa ser aperfeiçoada. Destacou que amanhã haverá reunião entre vereadores e donos de casas de espetáculos para debater o tema. "Amanhã eles vão dizer quanto podem dar de desconto aos estudantes. Após isso, poderemos apresentar uma proposta de mudança na lei." (MAM)

GARAGEM - Airto Ferronato (PSB) concordou com Aldacir Oliboni (PT) quanto à necessidade de garantir estacionamento gratuito para os usuários e visitantes em hospitais. Contou que cidadão que esperava por atendimento pelo SUS, na PUCRS, teve de ficar longo tempo à espera de ser atendido, devendo ter pago preço exorbitante pelo período em que o carro ficou no estacionamento. Para Ferronato, o usuário não pode ser penalizado porque precisou ficar o dia inteiro no hospital. Lembrou que as instituições têm benefícios por dispor de espaços para estacionamento e precisam disponibilizar vagas gratuitas para o usuário. (CS)

JUVENTUDE - Mauro Pinheiro (PT) questionou a necessidade da prefeitura manter a Secretaria Municipal da Juventude, criada em 2005 pelo governo José Fogaça. Lembrou que a principal atividade da Secretaria é o ProJovem, que foi alvo de denúncias em Porto Alegre e destacou que o próprio secretário da Juventude diz que a prefeitura deve abrir mão do ProJovem. "Não há por que ter uma Secretaria que não executa o seu orçamento e só causa problemas para a juventude e para a prefeitura. O TCE está investigando a Secretaria a partir de relatório paralelo entregue por mim. Os jovens mereciam uma secretaria atuante." (CS)

MEIA-ENTRADA - Fernanda Melchionna (PSOL) defendeu a meia-entrada em eventos culturais para os estudantes. Segundo Fernanda, a juventude de Porto Alegre merece o benefício da meia-entrada, "que é uma conquista de longa jornada de lutas do movimento estudantil e foi revogada na década de 1990". Lembrou que vários estados fizeram uma legislação flexibilizando a concessão do benefício e ponderou que o estudante não pode trabalhar oito horas por dia e pagar o alto preço alto dos ingressos de grandes espetáculos. "É preciso ampliar os direitos da juventude, revisando a legislação. (CS)

EXEMPLO – Na de Reginaldo Pujol (DEM) os vereadores têm que contribuir para que se desfaça a impressão de que na Câmara de Porto Alegre não se faz nada. “Precisamos enfrentar alguns debates com posições inteligentes capazes de enfatizar bons exemplos que temos dado para a Cidade”, defendeu. Pujol disse ainda que se a população for questionada quanto ao aumento do número de vereadores na Casa dirá que não há necessidade. “Vão dizer inclusive que não precisa de nenhum vereador”. Ele comentou ainda que hoje (22/8) foram feitos excelentes debates. “Inclusive este que isenta de pagamento que for comprar em shopping”. (RA)

MEIA-ENTRADA - Mauro Zacher (PDT) falou sobre projeto de Fernanda Melchionna (PSOL) que defende meia-entrada em eventos culturais para os estudantes. Segundo o vereador, é preciso que se faça uma construção política. “O empresariado sabe que temos uma economia crescente e uma juventude consumidora”, disse Zacher ressaltando que em algumas cidades esta proposta foi aceita mas, os ingressos subiram até 100%. Lembrou que a legislação vigente para meia-entrada no cinema levou anos para ser aprovada em função de uma ação judicial. “Não deu todos os direitos que se queria mas, foi o início”.(RA)

EXÉRCITO - Idenir Cechim (PMDB) disse que não se manifestou durante a homenagem ao Exercito feita na Casa hoje porque teria de lembrar quem é o Ministro da Defesa, Celso Amorim. “Não podemos esquecer que ele elogiou muito o Kadafi, defendeu com unhas e dentes o Hugo Chaves e, junto com o Lula, frequentava a casa do Almadnejar, do Irã, por isso achei que não deveria usar o microfone”, enfatizou. Ele salientou ainda que na sua opinião, Amorim tem um passado terrível. No entanto, o vereador elogiou a nomeação de Mendes Ribeiro para o ministério da agricultura. “Será bom para o Brasil porque os gaúchos entendem de agricultura”. (RA)

ÁREA AZUL - Luiz Braz (PSDB) defendeu a necessidade de se fazer uma correção na Lei que regulamenta a área Azul em Porto Alegre. “Está prevista para ser renovada no início de 2012, portanto defendo que seja revisto alguns pontos”, considerou o vereador. Na opinião de Braz, que é autor da Lei, a correção deve tratar das vagas localizadas em frente a residências. “Estas áreas não deveriam ser cobradas”. Disse ainda que a Lei era prevista somente para o centro da Cidade e que depois foi estendida para outras regiões. “O que causou distorções”, considerou Braz. (RA)

MOÇÃO - Elias Vidal (PPS) pediu reflexão a respeito de Moção de Solidariedade ao Governo Federal sobre a faxina que está sendo feita nos ministérios do Transporte e da Agricultura. De acordo com Elias, a moção - que ainda deve entrar na ordem do dia da Câmara Municipal -, é importante para deixar claro que não importa o partido ou a posição política, todos devem ser contra a corrupção. "Não é porque o governo é do PT que eu vou deixar de louvar a iniciativa da presidente em demitir os corruptos", afirmou. Segundo Elias, toda a atitude que for para o bem da nação e da pátria, é preciso ser exaltada. (ES)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)