Institucional

Plenário Otávio Rocha passa por reformas

Más condições do piso elevado de madeira e da fiação ofereciam riscos de queda e incêndio

  • Cupins estavam danificando a estrutura de madeira
    Cupins danificaram estruturas de madeira (Foto: Roberto Kreid/CMPA)
  • Reforma do Plenário Otávio Rocha
    Plenário terá novo piso e iluminação de LED (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Começou, na segunda-feira (18/7), a reforma na estrutura do Plenário Otávio Rocha, local onde ocorrem as sessões da Câmara Municipal de Porto Alegre. Com prazo de duração de até 60 dias, a obra terá como principal modificação a substituição do piso do plenário. O novo material a ser instalado tem estilo elevado e é produzido em polipropileno, material totalmente reciclado e reciclável, que, além de possuir maior durabilidade, proporcionará grande facilidade na manutenção. Durante a realização dos trabalhos, as atividades serão transferidas para o Plenário Ana Terra.

A empresa responsável pela reforma será a König Telecom, selecionada através de processo licitatório. Conforme o diretor da König, Felipe Schneider, o ganho principal se dará com a longevidade do novo material. “É um piso elevado, trabalhado em forma de encaixe, de fácil acesso às instalações elétricas. Se for necessário, as placas podem ser retiradas e recolocadas sem prejuízo à estrutura”, afirma. 

O acompanhamento e a fiscalização dos trabalhos pela Câmara Municipal serão realizados pelo chefe da Seção de Obras e Manutenção, engenheiro civil Paulo José Demingos. Segundo ele, a obra trará muitos benefícios. “Encontramos a estrutura bastante comprometida, com risco de queda do piso de madeira (bastante afetado por cupins) e incêndio por conta da fiação abaixo do carpete. Por isso a obra se faz necessária. Além da mudança na pavimentação, a parte de fiação será remodelada, aperfeiçoando as instalações elétricas, lógicas, telefônicas e de sonorização”, relata Demingos. 

Estão previstas ainda a troca do carpete e das cadeiras das galerias, ampliando a capacidade atual em cerca de 30 lugares, a reestruturação da entrada do plenário, através da adição de rampas que permitirão acessibilidade às galerias e à mesa principal, e a substituição de luminárias atuais pelas de LED, o que diminuirá o consumo de energia, além da colocação de balizadores – luminárias instaladas rente ao piso, para situações de queda de energia. No total, está prevista a utilização de aproximadamente 3,9 toneladas de material reciclado durante a execução da obra.

Principais melhorias

- Substituição do piso elevado de madeira por placas de prolipropileno
- Remodelação e aperfeiçoamento das instalações elétricas, lógicas, telefônicas e de sonorização
- Troca do carpete
- Troca das cadeiras das galerias e instalação de mais 30 assentos novos
- Adição de rampas para facilitar a acessibilidade às galerias e à mesa principal
- Substituição de luminárias atuais por versões LED, mais econômicas
- Colocação de balizadores (luzes junto ao piso), para situações de queda de energia

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)