Presidência

Plenário Otávio Rocha será reaberto com novo painel eletrônico

Tessaro testa novo sistema para votações Foto: Elson Sempé Pedroso
Tessaro testa novo sistema para votações Foto: Elson Sempé Pedroso

Depois de ficar fechado desde o início de janeiro deste ano para obras, o Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre reabre suas portas nesta segunda-feira (15/3) tendo como principal novidade um novo painel eletrônico para votação. A reabertura será marcada pelo descerramento de placa alusiva à revitalização desse espaço no início da sessão plenária, às 14 horas.

O presidente da Casa, vereador Nelcir Tessaro (PTB),  explica que, além de votação, o novo sistema permitirá o controle de presença dos parlamentares, exibição de audiovisuais, com até 16 tipos de imagens diferenciadas e simultâneas nos aparelhos de TV com tecnologia LCD que compõem o painel. “ A partir de agora, o Legislativo da Capital entra na era digital”, comemora o vereador.

A interação dos vereadores com o painel será feita por meio de teclado instalado em cada mesa, que somente será acionado mediante uso de cartão magnético com senha ou identificação biométrica (impressão digital) de cada um dos usuários. O acesso também será possível pelo método Braille.

Além da pintura e forração novas, os espaços destinados à imprensa, TV Câmara, taquigrafia, rádio Câmara e sistema de som foram reformados ganhando mais isolamento acústico. O novo visual do plenário ainda conta com imagens de Porto Alegre vista a partir do estuário do Guaíba, do pôr-do-sol e do monumento O Laçador. Durante todo o período das obras, as sessões foram realizadas no Plenário Ana Terra.

Ana Madeira (reg. prof. 4875)