Plenário

Sessão ordinária / Comunicações

No período de Comunicações da sessão desta segunda-feira (17/2), vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

PRECONCEITO - Delegado Cleiton (PDT) lembrou fatos de uma cobradora de ônibus que foi chamada de negra ordinária e de uma turista australiana que não quis fazer as unhas com a manicure negra, e citou, ainda, um deputado que teria dito que negros, homossexuais, quilombolas, gays era tudo que não prestava. "Esse racismo velado é pior do que máscaras, porque esse racismo não cai", disse. O vereador disse também: "Eu tenho medo não é dos partidos, eu tenho medo é dos extremos. Tenho medo da extrema esquerda e da extrema direita", salientou. (GS)

TUMA - Dr. Thiago Duarte (PDT) disse que o PT não assinou a Constituição de 1988 e leu um trecho do livro Assassinato de Reputações, de Romeu Tuma Junior. O vereador também afirmou que não ocorreu dano maior na invasão da Câmara, ocorrida em junho de 2013, porque não foi usada a violência. Em outro assunto, Dr. Thiago falou que estão querendo trocar até o nome de Perito Médico Legista. (GS)

SEGURANÇA - Alceu Brasinha elogiou o Coronel Mendes e disse que ele fez um excelente trabalho combatendo a insegurança no Estado do Rio Grande do Sul. O vereador salientou que o governador Tarso genro está fazendo um bom trabalho na área da segurança e destacou que a Polícia Civil sempre quis um helicóptero e o governador atendeu a demanda. (GS)

SUAS - Kevin Krieger (PP), ao abordar o Sistema Único de Assistência Social (Suas), falou de projeto de lei que irá ampliar e readequar os espaços de atendimento aos diversos públicos atendidos, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004).Também falou sobre preconceito entre negros e homossexuais e condenou discurso do deputado federal, Luis Carlos Heinze (PP/RS) que é de seu partido. (GS)

MOBILIDADE – Marcelo Sgarbossa (PT) comunicou sua participação no 3º Fórum Mundial da Bicicleta, encerrado no dia 16 de fevereiro, em Curitiba, e elogiou a iniciativa do prefeito da capital paranaense em permitir o ingresso de bicicletas nos veículos do transporte coletivo. Disse que a bicicleta aproxima as pessoas da cidade e que as pesquisas indicam melhoria nas condições de saúde e qualidade de vida. Sgarbossa apelou para que a Câmara participe como protagonista de um debate que traga justiça à mobilidade urbana em Porto Alegre. (MG)

COPA
– Professor Garcia (PMDB) destacou estranhar o silêncio por parte do Sport Club Internacional, do Executivo e das agremiações carnavalescas localizadas no entorno do estádio Beira Rio -  Banda da Saldanha, Intinerante, Praiana e Imperadores -  sobre o projeto de construção de um Centro Cultural apresentado em 2011. Disse que como presidente da comissão de Educação, Esporte, Lazer e Juventude (Cece), por duas vezes, coordenou debates sobre o tema e que uma maquete da obra chegou a ser apresentada pelo secretário adjunto da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), José Mocelim. (MG)

Textos: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
            Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)