Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações e Lideranças

Movimentação de plenário.
Vereadores na sessão de hoje (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na tarde desta quinta-feira (3/8), durante os períodos de Comunicações e de Lideranças partidárias, os vereadores de Porto Alegre discutiram os seguintes temas:

CONGRESSO - Clàudio Janta (SD) registrou a criação de uma comissão especial na Câmara para tratar do transporte público e a suspensão da tramitação dos projetos protocolados pelo governo. Ele também criticou a decisão tomada pela Câmara Federal, que arquivou a denúncia de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer. “Um presidente que usa R$ 10 bilhões do aumento da gasolina para comprar o Congresso Nacional descaradamente”, atacou. Janta classificou a votação como uma “vergonha” ao povo brasileiro. “Todos os estados e municípios são vítimas disso, e a resposta deve ser dada nas urnas. Não pela abstenção, mas pela renovação”, completou. (PE)

TRANSPORTE – No início do pronunciamento, Adeli Sell parabenizou o colega Clàudio Janta por seu posicionamento e afirmou que o país passa por consequências de um “golpe judiciário, midiático e legislativo”, referindo-se ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Em seguida, Adeli mencionou o fim da gratuidade da segunda passagem no transporte coletivo de Porto Alegre. “Não há escolas próximas de onde as pessoas moram, e o estudante da periferia tem que pegar dois ônibus para estudar”, alertou. O vereador também se disse preocupado com as pessoas desempregadas que também precisam utilizar duas passagens para buscar emprego. Por fim, o parlamentar admitiu que algumas isenções podem ser discutidas, assim como a fiscalização. “O que tiver que ser modificado para o bem do povo de Porto Alegre, seja qual for o prefeito, a bancada do PT dará apoio”, garantiu. (PE)

CIRURGIAS - Dr. Thiago (DEM) disse que vem visitando vários hospitais de Porto Alegre e se disse surpreso com o aumento das pessoas que procuram os vereadores e a Defensoria Pública em busca de cirurgias de média complexidade. “O secretário da Saúde deve ter muita atenção com isso”, alertou. De acordo com Thiago, a Capital dispõe de locais próprios capazes de fazer esses procedimentos. “Precisamos fazer um mutirão de cirurgia, com hospitais públicos e conveniados operando à noite e nos finais de semana”, defendeu. O vereador afirmou também que a estrutura é muito cara para ficar tanto tempo parada. “O paciente vai toda semana na emergência, tornando o custo muito maior”, justificou. (PE)

DEMANDAS - Tarciso Flecha Negra (PSD), presidente da Comissão de Educação da Câmara da capital, destacou que ele e os demais parlamentares que compõem a Cece visitaram muitas escolas e creches. “Temos demandas para encaminhar ao secretário de Educação de Porto Alegre. Já temos uma reunião aprazada para o dia 15 de agosto para falarmos sobre o que constatamos nesse primeiro semestre de trabalhos da comissão”, finalizou. (LV)

ACESSO - André Carús (PMDB) afirmou que durante o recesso parlamentar visitou algumas escolas na época em que houve o anúncio de que seria encerrada a descentralização. Havia uma preocupação da comunidade escolar em algumas escolas. “Sou autor de duas indicações  na área da educação pois entendo que a competência do município não é só na educação infantil. Políticas de inclusão para que jovens tenham acesso ao ensino superior e buscar por novas oportunidades devem ser incentivadas, mas extinguir a segunda passagem e a gratuidade do pré-vestibular entre outros é praticamente colocar esse jovens da periferia no mundo da criminalidade”, enfatizou. O parlamentar concluiu afirmando que discorda da posição de alguns deputados federais de sua sigla que votaram contra a denúncia ao presidente Michel Temer. “O partido ontem apoiou tudo aquilo que sempre combateu”, finalizou. (LV)

DENÚNCIA - Dr. Goulart (PTB) disse que a responsabilidade de seu partido é com a educação e assistência social. Quando fui secretario fizemos a entrega de 3 mil casas à população carente por meio do “Minha Casa, Minha Vida”. Contudo, nessa semana tivemos reunião na Cuthab  e pasmei quando soube que as pessoas foram expulsas de suas casas e encaminhadas para a beira de riachos.  “Hoje mais da metade das pessoas não moram nas suas casas. Por isso, no próximo dia 11, vamos solicitar a criação de um Grupo de Trabalho para ver como vamos devolver a casa das pessoas pobres . Precisamos saber que grupo é esse  roubou essas casas”, concluiu. (LV)

EVASÃO - Alex Fraga enfatizou que as matriculas na rede municipal são feitas de forma virtual. “O sistema de dados da PMPA recebe tudo, então se tudo é feito por meios eletrônicos por meio de cadastrados no site, o secretário tem acesso a tudo isso. “Essas centralizações são justamente para dificultar o acesso da população ao EJA. Temos uma defasagem em série e idade. Um jovem de 15 e 16 não vai se sentir bem na mesma série de crianças pequenas. Isso contribui para evasão escolar. Limitar o EJA é empurrar os jovens para a criminalidade”, salientou. O parlamentar ainda comentou o projeto Escola sem Partido, que iniciou discussão de pauta nesta quinta. “Para mim é  o projeto escola sem cérebro, escola sem problematizar as questões dramáticas da sociedade, que visa cercear os debate sobre a extrema desigualdade social que nosso pais vive”, disse.(LV)

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
           Lisie Venegas (reg. prof. 13688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)