Plenário

Sessão Ordinária/ Comunicações e Lideranças

  • Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador Leonal Radde.
    Vereador Leonel Radde (PT) (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador João Carlos Nedel.
    Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Durante os períodos de Comunicações e de Lideranças, na sessão ordinária desta quinta-feira (13/9), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre trataram sobre os seguintes assuntos: 

ECONOMIA - João Carlos Nedel (PP) disse que, em uma recente viagem sua a Brasília, foi possível articular com o Ministério do Turismo uma verba de R$ 3 bilhões, a fundo perdido, para qualificação do acesso ao Parque Gabriel Knijnik, localizado no Bairro Vila Nova da Capital. Com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, o vereador disse que encaminhou uma proposta que prevê a aplicação de mais de R$ 2 bilhões para a elaboração do projeto final de asfaltamento da estrada do Amapá, que leva até o parque. Ao longo de seu pronunciamento, Nedel discursou sobre a importância do espaço, que, segundo ele, possui aproxidamente 20 equitares doados pelo cidadão Gabriel Knijnik. "Lá há uma grande área de preservação e também um mirante atualmente fechado, porque precisa de reforma", acrescentou. Para ele, iniciativas como esta podem contribuir para diminiuir o déficit previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). (MF)

SEGURANÇALeonel Radde (PT) pediu que se faça uma reflexão a respeito de candidatos que discursam sobre a importância da segurança pública, mas que, na prática, não defendem os interesses da área. "Peço que a gente tenha um pouco de coerência." Para ele, é importante lembrar que servidores da segurança estão tendo seus direitos atacados tanto pelo governo municipal, como no estadual e federal. De acordo com dados apresentados por ele, hoje o estado conta com 110 presos em delegacias, o que representa o caos do sistema prisional. "Há políticos que utilizam o discurso da segurança mas nunca defenderam seus colegas", disse em relação ao atraso do salário de policiais. O vereador também citou o aumento de 90% dos homicídios contra mulheres e mortes de pessoas LGBTI. (MF)

PARCERIAS - Professor Alex Fraga (PSOL) disse concordar com a manifestação do colega João Nedel (PP), que em discussão especial de pauta da LDO defendeu a adoção de espaços públicos de lazer. Falou que existem pessoas, instituições e empresas interessadas em ajudar, mas que há morosidade por parte do governo em dar prosseguimento aos pedidos protocolados na prefeitura. Citou o exemplo da Praça Pinheiro Machado, ao lado do Colégio Concórdia, cuja mantenedora deseja assumir a manutenção do espaço, pois ali se situam paradas de ônibus utilizadas pelos alunos para o acesso à escola, parceria que, até o momento, não foi concretizada. Por fim, apelou ao vereador Nedel, “que pertence à base do governo”, que interceda junto ao secretário Ramiro Rosário para dar agilidade aos processos. (MG)

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
               Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400) 

Tópicos:LiderançasComunicações