Plenário

Sessão ordinária/ Comunicações e Lideranças

  • Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador Professor Alex Fraga.
    Professor Alex Fraga (PSOL) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador Aldacir Oliboni.
    Vereador Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Durante os períodos destinados às Comunicações e às Lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (27/8), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

ECONOMIA - Moisés Barboza (PSDB) discursou a respeito do projeto que afeta os fundos públicos do município. Na defesa da proposta, o vereador acredita que a medida seja importante para destinação de recursos públicos que impactam na economia da cidade. Para ele, o volume de emendas apresentadas pelos vereadores geram algumas dúvidas, e, por isso, pediu mais atenção para que, no momento da discussão, todas as emendas sejam analisadas, de modo a evitar equívocos nas votações. "Existem muitos vereadores com propostas boas construídas neste plenário."  (MF)

ECONOMIA II - Sofia Cavedon (PT) pediu mais transparência no projeto de tratamento de lixo e mais valorização do trabalho de reciclagem. "Mais condições de trabalho para quem trabalha em péssimas condições." A vereadora também falou sobre o projeto voltado aos fundos públicos. Ela afirmou que emendas importantes ao projeto, propostas pelos vereadores, não foram aprovadas na semana passada. Para ela, o projeto trabalha na ideia de centralizar recursos dos diversos fundos em um caixa único, o que prejudicaria os conselhos municipais. Sofia Cavedon ainda criticou a forma com que o governo vem atuando e a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviada à Câmara pelo Executivo. (MF)

PATRIMÔNIO - Reginaldo Pujol (DEM) declarou seu apoio à atuação do município que, em conjunto com o Estado, assim como várias de suas secretarias, realizou a restauração e preservação do monumento histórico Viaduto Otávio Rocha. Na ocasião, o vereador também aproveitou para registrar seu descontentamento com a situação do prédio histórico do Instituto Educacional Flores da Cunha. De acordo com ele, a obra de restauração continua sem perspectiva de conclusão, o que é lamentável para a história da cidade. Ao afirmar que há uma contradição dos poderes do Estado diante da obra, observou que as divergências contratuais de empresas retardam a solução do assunto. “Todos estão contribuindo para que se eternize essa situação negativa.” (ML)

RECICLAGEM - Professor Alex Fraga (PSOL) se manifestou sobre as políticas públicas que se referem aos resíduos recicláveis na cidade. Diante da proposta de um novo sistema de tratamento de lixo, apresentada pelo presidente da Casa, Valter Nagesltein (MDB), o vereador apontou que há uma lei em vigência que proíbe a prática da queima de resíduos. No entanto, para ele o tema dos resíduos urbanos nunca foi tratado com seriedade no país. Ao abordar a existência do plano nacional de resíduos sólidos, Alex Fraga afirmou que acredita ser um trabalho que abre possibilidades para que a grande quantidade de resíduos destinados ao aterro de Minas do Leão possa diminuir com uma triagem séria em Porto Alegre. "Essa triagem permitiria uma maior quantidade de resíduos recicláveis, que poderiam ser aportados aos galpões alimentando e sustentando famílias que trabalham em modelo de cooperativa nesta cidade".  (ML)

SAÚDE - Aldacir Oliboni (PT) fez uma referência ao apelo dos servidores do Hospital Pronto Socorro (HPS) e à população de Porto Alegre. Segundo o vereador, o apelo é pela tentativa de sucateamento promovido pelo atual governo. Oliboni destacou que a instituição foi fundada em 1944 e que, até a gestão passada, tinha um enorme investimento, tanto na manutenção de serviços, como na reposição dos servidores. Para ele, são fatores que geravam um atendimento qualificado. No atual governo, Oliboni criticou a falta de servidores e de equipamentos no local, bem como o fechamento de UTI’s e blocos cirúrgicos. “Estes serviços logo podem ser privatizados”, disse.  (ML)

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
          Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Tópicos:LiderançasComunicações