Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações e Lideranças

  • Movimentação de Plenário. Na foto, o vereador Professor Alex Fraga.
    Vereador Prof. Alex Fraga (PSOL) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentação de Plenário. Na foto, o vereador Rafão Oliveira.
    Vereador suplente Rafão Oliveira (PTB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Durante os períodos destinados às comunicações e às lideranças, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/8), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

ESPORTE - Guilherme Paradeda (PP) fez uso da tribuna em agradecimento a sua família e aos seus colegas de bancada pelo espaço concedido no Legislativo. Enaltecendo a importância do esporte na vida de jovens e adolescentes, o vereador destacou os valores aprendidos na prática de jiu-jitsu, esporte que considera ser fundamental para a disciplina e respeito à hierarquia. Ao longo de seu discurso, ele apresentou aos vereadores um projeto chamado Guerreiros do Futuro, iniciativa que ensina a crianças a prática e os valores da arte marcial. "Aprendi o caminho da área social", disse.  Paradeda ainda declarou que protocolou um projeto de lei que prevê a inserção de artes marciais nas escolas de ensinos Médio e Fundamental. (MF) 

MULHERES - Sofia Cavedon (PT) apontou desmonte de políticas públicas voltadas às mulheres que pertencem a um grupo de reciclagem da cidade. Conforme a vereadora, as trabalhadoras estão há dois dias sem receber materiais para exercer a atividade. "Um trabalho fundamental, de educação ambiental, de sanamento, que contribui para a sociedade", afirmou. Sofia também falou sobre a violência contra a mulheres e defendeu a liberdade financeira nesta questão. Por fim, defendeu direitos igualitários entre homens e mulheres com educação e democracia. Para ela, o momento eleitoral é o período para se romper tabus e enfrentar o machismo de uma sociedade sexista. (MF) 

POLICIAMENTO - Ao apresentar dados do aumento da violência na Capital, Rafão Oliveira (PTB) destacou casos que estão dentre os mais recorrentes na cidade, como homícidios e roubo de veículos. Em sua opinião, a situação é um resultado de autoridades que brincam com a vida dos brasileiros. Conforme o vereador, tanto políticos como magistrados e a mídia tratam criminosos como vítimas da sociedade. "Vítimas somos nós. São as pessoas trabalhadoras e ordeiras", lamentou. Para ele, o atual cenário só irá mudar se a polícia voltar a ter seu poder de fogo e a ter as forças policiais valorizadas. Ele também criticou o desermamento da população, que, em sua visão, está entregue à "bandidagem". (MF) 

SAÚDE - Adeli Sell (PT) defendeu a criação de um projeto de lei para implementação de uma categoria de condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele manifestou preocupação em relação à falta de condutores de ambulâncias em Porto Alegre. De acordo com Adeli, um dos motivos é o processo de envelhecimento de pessoas que conduzem os veículos. Para o vereador, a situação é grave para a cidade e se faz necessária uma medida rápida para solucionar o problema. "Nós vamos cobrar. Queremos o Samu funcionando", completou. (MF)  

ESPORTE - Tarciso Flecha Negra (PSD) falou sobre a importância de educar os homens, desde cedo, para terem respeito às mulheres. Observou que o trabalho com as crianças, inclusive através do esporte, pode ajudar na diminuição da violência na sociedade. Destacou ainda a importância do respeito e do companheirismo para a formação de cidadãos equilibrados que saibam respeitar as mulheres e companheiras e afirmou que a mídia precisa ajudar a educar as pessoas. "Desejo continuar em Porto Alegre porque quero continuar desenvolvendo um trabalho na área de esporte para que tenhamos uma cidade sem violência." (CS)

VIOLÊNCIA - Comandante Nádia (MDB) enalteceu a iniciativa de empresários do Instituto Floresta Aurora, que, em apoio à Lei de Incentivo à Segurança aprovada pela Assembleia Legislativa, se mobilizaram para auxiliar forças policiais gaúchas com a doação e o financiamento para compra de equipamentos, armas e tecnologia. "O Estado precisa de pessoas que saiam do lugar comum, coloquem a mão na massa e façam a diferença em prol dos gaúchos. A segurança é responsabilidade do Estado, mas também de cada cidadão", disse. Nádia ainda defendeu a construção de novos presídios e mudanças na legislação penal, "que é permissiva e não auxilia o cidadão". Segundo ela, o sistema brasileiro protege o criminoso. "Hoje temos bandidos armados e cidadãos reféns." (CS)

CORRETOR - Márcio Bins Ely (PDT). disse ter participado do aniversário de 62 anos da Pequena Casa da Criança e cumprimentou a equipe que trabalha naquela instituição e desenvolve trabalho social com crianças e jovens, propiciando primeiro contato profissional com cursos de jovem aprendiz. Também informou que, na segunda-feira, terá início a Semana do Corretor de Imóveis na cidade. Lembrou que é corretor de imóveis e pertence a uma família com tradição no setor, tendo sido reeeleito, neste ano, para mais um mandato à frente do Creci. "O corretor de imóveis é o profissional que trabalha na ponta do sistema." (CS)

LEIS - Prof. Alex Fraga (PSOL) criticou propostas que tramitam no Congresso nacional para flexibilização de leis que atualmente protegem a saúde das pessoas e o ambiental natural. "Leis estão sendo fragilizadas, comprometendo o futuro do país." Repudiou proposta do deputado federal Luis Carlos Heinze, que retira a imposição legal exigindo rotulagem de alimentos que contêm transgênicos em sua composição. O cidadão tem direito à liberdade de escolha e ao conhecimento do que está consumindo." Também criticou a flexibilização da comercialização e das restrições quanto ao uso de agrotóxicos, bem como a tentativa de mudança da denominação atual dos agrotóxicos, que passariam a ser chamados de "produtos fitossanitários". Para ele, a flexibilização destas legislações pode trazer comprometimento irreversível à saúde das pessoas e à natureza. (CS)

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
          
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)