Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

No período de Lideranças da sessão plenária desta quarta-feira (6/2) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

ITBI - Bernardino Vendruscolo (PMDB) cobrou da prefeitura maior publicidade sobre lei que permite o parcelamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em até 12 vezes. "Peço à prefeitura que dê ao parcelamento do ITBI a mesma publicidade que dá ao IPTU." Para ele, a falta de divulgação prejudica principalmente aquelas pessoas de menor poder aquisitivo, que poderiam se beneficiar do parcelamento. (MAM)

CARTÕES I - Dr. Goulart (PTB) disse que a população tem de se rebelar contra a farra no uso dos cartões corporativos do governo federal. "Como explicar a um paciente que espera por cirurgia que não há dinheiro para fazer a operação, enquanto os ministros pagam champanha com o cartão corporativo?" Goulart sugeriu que, em protesto, a Câmara suspenda suas sessões até que o governo acabe com os cartões. (MAM)

CARTÕES II - Maristela Maffei (PCdoB) lembrou que os cartões corporativos, instituídos pelo governo FHC, foram mantidos pelo presidente Lula para dar maior transparência aos gastos públicos. Reconheceu, porém, que há problemas no uso dos cartões. Citou como exemplo de moralidade decisão da direção do Grupo Hospitalar Conceição, de exigir o registro do cartão-ponto para os médicos. "Só estranho que o Sindicato Médico tenha sido contra a medida." (MAM)

LEIS - João Antônio Dib (PP) ressaltou o comparecimento de 30 vereadores, dos 36, neste primeiro dia de trabalho. “Começamos bem, inclusive com a palestra do secretário de Coordenação Política e Governança Local que fez esclarecimentos sobre a Conferência Mundial sobre o Dsenvolvimento da Cidade”. Dib elogiou também iniciativa de Sebastião Melo (PMDB) que defende a necessidade de confecção de material com a consolidação das leis municipais. “Hoje temos leis sem razão de existir e outras com necessidade de modificação”. (RA)

CRÍTICAS - Margarete Moraes (PT) criticou a situação da cidade. “Já foram nomeados três diretores para o DMLU e nossas ruas ruas continuam com lixo ou esburacadas”. Lamentou o crescimento de mendigos e crianças em esquinas. A vereadora criticou também o Dr. Goulart (PTB): “Não entendo o vereador, seu partido tem ministérios e cargos do governo federal. É fácil fazer parte do governo e só denunciar o que é ruim”. Disse que o vereador deveria sugerir ao PTB uma reflexão interna. “Macalão era um indicação do PTB e fez o que fez na Assembléia do Estado”. (RA)

ELIS - Clênia Maranhão (PPS) defendeu que a estátua de Elis Regina seja colocada no Bairro IAPI. “Temos que valorizar a emoção das pessoas que conviveram com ela e partilharam de momentos importantes de sua vida”. Clênia disse ainda que o carnaval na cidade vem crescendo. “Graças às escolas e ao empenho das pessoas que curtem carnaval e os investimentos públicos”, ressaltou. Citou como exemplo de crescimento a conclusão da pista de desfiles, a construção dos barracões para as escolas de samba e vias de acesso. (RA)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)