Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Fachada da Câmara Municipal. Palácio Aloísio Filho.
Fachada da Câmara Municipal. Palácio Aloísio Filho. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período destinado às comunicações de Lideranças, na sessão ordinária desta quinta-feira (23/5), os vereadores trataram dos seguintes temas:

SAÚDE - Nelcir Tessaro (DEM) comentou visita realizada hoje pela Cosmam ao Hospital Vila Nova, quando foi apresentada a reestruturação feita pela instituição. Elogiando a expansão do hospital, Tessaro lembrou que o Vila Nova atende 100% do SUS, tendo reinaugurado serviços de emergência. "Até o ano passado, as pessoas aguardavam 240 minutos para serem atendidos na emergência. Em média, o Vila Nova realiza 280 atendimentos por dia e 15 mil internações ao ano." O vereador saudou a parceria com Hospital Sírio Libanês, que possibilitou a melhoria do atendimento aos usuários Extremo Sul da cidade. (CS)

CAÇA - Lourdes Sprenger (MDB) manifestou sua posição contrária à liberação da caça no Brasil e a qualquer permissão para a importação de espécies exóticas no país, bem como criticou o incentivo à liberação de armas para caçadores. Observou que a legislação atual determina que os animais de quaisquer espécies são propriedades do estado, sendo proibida a sua destruição e caça. Lembrou ainda que nenhuma espécie animal exótica pode ser introduzida no Brasil. A vereadora lamentou que, há alguns anos, houve a introdução de cervos no Pampa, de crocodilos em Osório (RS) e de javalis e queixadas na região da Fronteira gaúcha. "Três casos que se mostraram desastrosos." (CS)

GESTÃO - Adeli Sell (PT) cobrou eficiência à atual gestão da cidade. Lamentou que a Carris, "que já foi a melhor empresa de ônibus do Brasil', esteja sucateada. Também criticou a demora da prefeitura para liberação de guias de ITBI, "o que prejudica a arrecadação de impostos", e os entraves que os contribuintes encontram para obterem documentos para concessão de 'habite-se', IPTU e licenciamentos. Segundo ele, os vereadores aprovam leis que, em muitos casos, entram em vigência mas não podem ser aplicadas por falta de decretos regulamentadores da prefeitura. "A roda da economia precisa andar." Lamentou ainda a falta de solução para a situação do Terminal Triângulo, que está sem cobertura e cujos ambulantes estão ameaçados de remoção do local. (CS)

SAÚDE II - Dr. Goulart (PTB) também comentou visita da Cosmam ao Hospital Vila Nova. Ele considera que a nova administração do hospital se constitui em uma "grande revelação, na área da saúde, para o município". Dr. Goulart comemorou a inauguração do primeiro serviço de transporte de pacientes em casos de atendimentos de baixo e médio riscos. Segundo ele, as pessoas que, nestes casos, precisam de hospitalização agora passarão a ser recolhidas por ambulâncias. Também considerou positivo que o Vila Nova esteja disponibilizando médicos para fornecimento de atestados de óbito. "Ao menos na área da saúde, o governo municipal está atuando bem", afirmou Goulart. (CS)

Texto

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)