Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

  • Movimentação de Plenário. Na foto: vereador Lino Zinn
    Vereador Lino Zinn (Novo) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Vereador Adeli Sell na Tribuna.
    Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Durante o período de Lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (27/3), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos: 

SEGURANÇA - Lino Zinn (Novo) falou sobre o aumento da violência, tanto na Capital quanto na América Latina. De acordo com ele, não é uma coincidência Porto Alegre estar entre as 50 cidades mais violentas, pois justifica a ascensão da esquerda ter explodido no continente. Lino Zinn ainda defendeu a privatização da Carris para melhorar o investimento na segurança pública. (MF)

FINANÇAS - Adeli Sell (PT) fez uma reflexão sobre a participação popular nas finanças por meio do Orçamento Participativo. Apesar de falar sobre crises no PT em relação à iniciativa popular, que, conforme ele, alguns orçamentos não deram certo devido a demandas inexequíveis, Adeli considera a participação popular um avanço. "A prefeitura não pode terminar com o Orçamento Participativo, é um espaço da sociedade civil." Ele ainda pediu apoio para a criação da Frente Parlamentar que pretende tratar sobre o tema. (MF)

 FINANÇASII - Idenir Cecchim (PMDB) falou sobre a forma do voto no Orçamento Participativo, que poderia também se dar pela via virtual. Para ele, é preciso que todos os cidadãos votem sem a necessidade de sair de casa. "Todos os cidadãos tem competência e saberão votar naquilo que é necessário", disse. O vereador acredita ser uma boa iniciativa para ajudar a resolver questões na cidade e também nas promessas que não serão cumpridas. (MF)

FINANÇAS III - Sofia Cavedon (PT) elogiou a análise de Adeli Sell (PT) em relação ao Orçamento Participativo. "A população precisa participar da compreensão do estado." Ela também acredita que deve ser feito um balanço das obras não terminadas, as iniciadas e as que já estão concluídas. Segundo Sofia, a iniciativa popular não é de um governo, mas sim da cidade, e é impossível aceitar retrocessos neste aspecto. Falando sobre educação, a vereadora disse que é necessário o diálogo da prefeitura com as redes de ensino da Capital, pois muitas entidades vem se manifestando de diversas formas. A petista também agradeceu à presidência e à mesa diretora da Casa pela organização e segurança no evento que recebeu a ex-presidente Dilma Rousseff. (MF)

DEMOCRACIA – Rodrigo Maroni (PR) destacou, em seu tempo de liderança, o papel da causa animal no âmbito político. E enfatizou que tem diversos projetos no Legislativo municipal e requer a ampliação do apoio nos partidos. “Precisamos caminhar juntos em defesa do anseio da população e não se eximir do nosso papel de fiscalizador dos direitos”, ressalta. O vereador finalizou dizendo que a Casa precisa debater além do que tem feito sobre a autonomia e a liberdade de direitos. (PB)

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)