Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Divulgação da campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção do suicídio. Na tribuna, vereadora Cláudia  Araújo.
    Vereadora Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Aldacir Oliboni.
    Vereador Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Na tarde desta segunda-feira (9/9), vereadoras e vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, no período de Lideranças, trataram dos seguintes assuntos na tribuna do Plenário Otávio Rocha:

AMARELO – “Precisamos acolher as pessoas a nossa volta, escutar e dialogar. Cada um carrega um universo diferente.” Ao fazer esta afirmação, Cláudia Araújo (PSD) destacou a realização, neste mês, do Setembro Amarelo, campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio. A vereadora lamentou que Porto Alegre tenham um dos mais altos índices de suicídio do Brasil e destacou a existência na cidade do Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade com atendimento gratuito, prestado por voluntários, feito pelo telefone 188, 24 horas por dia, inclusive domingos e feriados. “Temos de ter um olhar atento quando algo não está bem (com outra pessoa)”, disse ela. “Isso pode fazer toda a diferença.” (HP)

LIDERANÇAS - Engenheiro Comassetto (PT) anunciou que o PT realizou ontem (8/9) eleições diretas para escolher suas lideranças em todas as zonais e municípios. Segundo o parlamentar, 2 mil zonais se mobilizaram na cidade. Comassetto relatou que Maria Celeste, ex-presidente da Câmara de Porto Alegre, foi eleita a nova presidente do partido para os próximos quatro anos. Na oportunidade, o vereador também comentou sobre a comunidade da Vila Mato Sampaio, “a qual estava para ser despejada amanhã (10/9)”. Todavia, demonstrou a sua satisfação com a ação em conjunto das comissões da Câmara. “A juíza suspendeu a reintegração de posse da Mato Sampaio. Em breve o espaço será transformado em área especial”, concluiu Comassetto. (BSM)

DIGNIDADE - Aldacir Oliboni (PT) comentou a ameaça de despejo de 80 famílias da Vila Mato Sampaio, no bairro Bom Jesus. “A Mato Sampaio já é consolidada.” Leu trecho de carta entregue pelos moradores do local. “Os primeiros moradores vieram para cá na década de 60. Com luta, foi conquistado saneamento básico, escola, posto de saúde, transporte, creche.” O petista mencionou que, desde abril, as famílias começaram a receber notificações sem motivos aparentes. “E, no dia 26 de agosto, comunicaram aos moradores que eles seriam retirados da vila.” Oliboni parabenizou a decisão unânime dos vereadores e observou que, com a retirada do despejo, a dignidade da comunidade foi recuperada. (BSM)

IMÓVEIS - Mauro Pinheiro (Rede) defendeu o projeto de lei do Executivo que prevê a alienação de um conjunto de imóveis pertencentes à Prefeitura. Segundo ele, os argumentos de quem é contra a proposta não se sustentam. "Querem mais tempo para discutir, mas o projeto está desde 2018 na Casa. Querem mais transparência, mas a proposta prevê a criação de um comitê gestor que vai decidir sobre as alienações. Enfim, querem mesmo é criar problemas e apenas fazer disputa política." Pinheiro acrescentou que o projeto é positivo porque vai destinar recursos que serão aplicados em infraestrutura e em construção de moradias populares. "Se estudarem o projeto, verão que é benéfico para a cidade". (MAM)

CONSELHEIROS - Cláudio Janta (SD) abordou o processo eleitoral de escolha dos conselheiros tutelares de Porto Alegre, lembrando que todos os interessados em disputar o cargo precisam passar por um processo de seleção que inclui o atendimento a diversas regras e a aprovação em uma prova. Conforme o vereador, mesmo com dez questões anuladas no teste, alguns candidatos não acertaram o mínimo de questões e ingressaram na Justiça para seguir na disputa, o que pode prejudicar todo o processo eleitoral. “Se as pessoas querem disputar algo que não tenha um processo de seleção antes, apenas pelo voto, que sejam candidatos a vereador”, afirmou. (ALG)

MULTAS - Professor Wambert (PROS) utilizou a tribuna para parabenizar a EPTC por rever um conjunto de multas aplicadas a vários taxistas em frente à prefeitura. O parlamentar citou que o fiscal de trânsito responsável pelas multas agiu se ocultando e alegou que os passageiros não estavam usando o cinto de segurança. “Três multas daquelas já suspendem a carteira do profissional que precisa dela para sobreviver”, destacou. De acordo com o vereador, a EPTC chamou os taxistas para aferir o grau de visibilidade do vidro traseiro e constatou que não era possível visualizar o banco traseiro. As multas foram anuladas por falta de padrão no procedimento do agente de trânsito. 

VANDALISMO - Moisés Barboza (PSDB) fez um apelo à comunidade da Lomba do Pinheiro para que ajude a evitar o vandalismo nas obras de restauração da praça do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU). Ele apresentou imagens do local, cuja empresa responsável pela obra foi alvo de furto, tendo seu contêiner arrombado pela segunda vez. Conforme o vereador, a empresa anterior abandonou a obra e corre-se o risco disso acontecer novamente. “Este é um espaço importante que nós queremos entregar à população, um espaço cultural, esportivo e de convívio”, afirmou. (ALG)

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)