Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

  • Na tribuna: Adeli Sell
    Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Vereadora Sofia Cavedon na tribuna
    Vereadora Sofia Cavedon (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (4/6), os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre falaram sobre os seguintes temas:

ANIMAIS- Rodrigo Maroni (Pode) demonstrou irritação com uma deputada estadual da causa animal que questionou seu trabalho. Maroni falou que abriu mão de muita coisa para ser parlamentar e que é muito caro estar na Câmara, pois está em um partido sem recursos. O vereador disse que não há políticas públicas para defesa de animais em nenhum município, citando cidades da Grande Porto Alegre. O parlamentar ainda declarou fazer o trabalho de prefeituras, delegacias e Ministério Público. Sobre a deputada, Maroni rebateu sua acusação de ter sumido com dois animais do município de Salinas. O vereador afirmou que nenhum parlamentar da causa animal “bota a mão em bicho” e que se considera um protetor dos animais. Maroni encerrou dizendo que não fará promessas de fazer políticas públicas para animais apenas para se eleger, dizendo que não precisa de votos. (ML)

BRASIL - Airto Ferronato (PSB) falou sobre os acontecimentos das últimas semanas no país. Ferronato defendeu penas “rigorosíssimas” para quem rouba dinheiro público, como só sair da prisão após devolver todo o dinheiro roubado mais uma multa de 100% sobre o valor. Sobre a greve dos caminhoneiros, o vereador afirmou que um dos motivos foi a “quebradeira” na Petrobras, roubando “centenas de bilhões” de reais e devolvendo, no máximo, 20% do valor. O parlamentar criticou também a política de preços da estatal, aumentando sucessivas vezes os valores dos combustíveis. Ferronato declarou total solidariedade aos caminhoneiros e criticou os preços dos pedágios, que estariam muito altos, segundo o vereador, que defendeu uma recomposição deles. (ML)

PATRIMÔNIO - Adeli Sell (PT) relatou sua preocupação em relação ao patrimônio histórico da Capital. Quando destacou a situação de um prédio localizado na esquina da Rua Marechal Floriano com a Rua Riachuelo, no Centro Histórico, o vereador lamentou o que está sendo vivenciado na cidade. "O Executivo fecha duas ruas fundamentais de circulação por causa de uma irresponsabilidade dos proprietários que têm dívida com a prefeitura." De acordo com ele, o imóvel será arrendado devido à magnitude das dívidas. Adeli acredita que é preciso fazer um movimento sobre a questão do patrimônio histórico e cultural. "Acho que é fundamental a memória de uma cidade." Ele ainda afirmou que esta é uma preocupação não só dele, mas de vários vereadores. (MF)

CULTURA - Ao colocar cenas de uma apresentação da Companhia de Dança de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT) destacou o trabalho da instituição. Para ela, a companhia faz a construção de um trabalho bastante emblemático, oriundo de cinco escolas municipais e com a contratação anual de profissionais. "Estamos em junho e ainda não foram liberados os recursos para contratar novo grupo e garantir a continuidade dos professores nas escolas." Em crítica à gestão atual responsável pela área da cultura na cidade, a vereadora apontou a "redução de 500 anos para 60", devido à diminuição de professores. Ela ainda questionou por que desmontar o que vinha funcionando bem e que se tornou fundamental para educação e para cultura. (MF)

Texto: Matheus lourenço (estagiário de jornalismo)
           Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)