Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Discussão e votação de projeto de lei complementar do executivo sobre a reorganização da administração pública municipal. Na foto, o vereador Tarciso Flecha Negra.
Funcionalismo acompanhou a sessão desta quarta-feira (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Com dezenas de pessoas nas galerias do Plenário Otávio Rocha, que vieram ao Legislativo da Capital acompanhar a votação de projeto da reforma administrativa do Executivo, durante as discussões no período de Comunicações de Lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (12/7), vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos:

ESPORTES -  “É uma secretaria onde trabalham com amor e com o ânimo do povo de Porto Alegre. Amam a vida com qualidade”. Esta foi a definição de Sofia Cavedon (PT) para a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), uma das unidades previstas à extinção na proposta do Executivo. “Talvez só neste ano tenhamos tomado dimensão da enormidade da penetração do trabalho desses anos todos, feito por essa pequena grande secretaria”, destacou Sofia ao enumerar inúmeras atividades desenvolvidas pela SME. “Encontramos energias humanas que tiram pessoas de casa, da depressão, da doença, do isolamento e que desenvolvem felicidade, saúde e harmonia”. A vereadora disse ainda que a existência desta pasta é um dos fatos responsáveis por haver muitas praças limpas e cuidadas: “quando sai a secretaria, tudo vira abandono, fica às escuras, depredado”. (HP)

ESPORTES II – Ao se manifestar contra a extinção da SME, Tarciso Flecha Negra (PSD) afirmou: “Não voto contra o esporte. Nasci dentro do esporte”. O vereador destacou ter trabalhado na SME por cinco anos, em atividades junto a comunidades carentes, principalmente do Chapéu do Sol e Sarandi, além de também ter promovido outras atividades por 16 anos, sempre nesta área. “A educação e o esporte são minhas bandeiras, e são muito importantes pois criam o cidadão de bem, equilibrado”, citou, ao dizer ainda que promoções esportivas contribuem para a inclusão social de crianças e adolescentes. “O esporte não é só jogar profissional, tem muitas outras coisas boas para fazer”, ressaltou ele ao recordar ser o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece) da Câmara Municipal. (HP)

REFORMAS – Felipe Camozzato (Novo) disse ser um dia importante para ele e para o seu partido: “Hoje Lula (Luís Inácio Lula da Silva) foi condenado a nove anos de prisão”. E completou: “É uma data histórica”. O vereador igualmente destacou votação de terça-feira (11/7), no Senado Federal, quando foi aprovada a reforma trabalhista do presidente Michel Temer a qual, segundo destacou, libertou o país de uma “CLT inspirada em Mussolini que impedia as pessoas de trabalharem”. Camozzato citou ainda frase de George Orwell: “Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força”, registrada no livro 1984, ao criticar atitude de senadoras que tentaram impedir a votação, bem como os manifestantes que invadiram o Plenário Otávio Rocha, na semana passada. “É um comportamento de DCE, não amadureceram aqueles que invadem e acham que vão calar por grito e ameaças”. (HP)

REFORMAS II – Ao falar pela liderança de oposição, Fernanda Melchionna (PSol) afirmou: “Se amadurecer é votar contra interesses dos trabalhadores, quando a ampla maioria da população é contra a reforma trabalhista; se amadurecer é votar junto com um Senado podre, onde um terço dos membros está sendo investigado na Lava Jato, nunca vamos amadurecer”. Segundo a vereadora, essas reformas rasgam conquistas históricas das classes trabalhadoras. Ela também afirmou que a proposta aprovada pelo Senado segue moldes de propostas implantadas na Espanha, há cinco anos. “Lá se diminuiu salários e aumentou a precariedade nas relações trabalhistas”, salientou. “Há jovens com doutorado pedindo dinheiro nas ruas”, completou Fernanda ao finalizar: “A classe política e as elites econômicas estão massacrando a classe trabalhadora”. (HP)

FUNCIONALISMO - Rodrigo Maroni (PR) criticou a postura de alguns movimentos sindicais. “Sou professor de História e já fiz muito protesto a favor do funcionalismo público, mas é preciso negociar”, ponderou. O vereador disse que, em sua opinião, “nenhum governo tenta fazer algo para se prejudicar” e que “a vida na política é dinâmica”. Ele recomendou aos presentes que questionem o nível de trabalho dos sindicatos e a atuação de parlamentares que promovem “agitações”. “Defendo a Secretaria de Esportes e qualquer funcionário público, mas sempre devemos pressionar para uma mudança positiva”, finalizou. (PE)

SECRETARIA - Roberto Robaina (PSOL) defendeu que a situação da SME seja orientada pelos trabalhadores e pelas comunidades envolvidas com a pasta. “As reiteradas mobilizações ao longo desses seis meses comprovam que a proposta do governo municipal é equivocada”, garantiu o vereador. Robaina também disse que o prefeito precisa “escutar quem conhece mais a cidade” e que a Câmara deve apoiar a emenda proposta por Tarciso Flecha Negra (PSD), que prevê a manutenção da secretaria. “O vereador é especialista do assunto”, justificou, alegando que o esporte é fundamental para as pessoas. (PE)

Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)