Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Claudio Janta.
    Vereador Cláudio Janta (SD) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Aldacir Oliboni
    Vereador Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre fizeram uso dos tempos de Lideranças, da sessão ordinária desta quarta-feira-feira (12/12), para debater os seguintes temas:

EDUCAÇÃO – Sofia Cavedon (PT) destacou que diversos funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Smed) estão em aviso prévio, por causa da simples falta renovação do contrato. “No ano passado, essas mulheres foram receber no mês de janeiro. E isso é um escândalo. É uma irresponsabilidade do secretário de Educação, com as professoras e com as crianças. É um crime. Não é possível o secretário e o prefeito não ter licitado. E a promessa da Smed de que não teria problemas nesse ano de 2018. Isso é revoltante", desabafou. Sofia ainda falou que a forma como o gestor público trabalha nesta questão é um desastre. “Tinha 300 servidores da Smed e agora existem 30, e está fechando 70 vagas em uma das escolas da Capital. Ele se vangloria por ter 30 pessoas na Smed. Vou representar essas crianças no Ministério Público para lutar por melhores condições." (PB)

APELO - Cláudio Janta (SD) subiu na tribuna da Câmara com a filha, de nome Linda, que é portadora de uma alergia severa a tal ponto de não poder comer qualquer proteína animal. Linda pode consumir um tipo de carne. Ele denunciou que o governo do Estado está se recusando a entregar o leite especial que as crianças com essa doença precisam para se alimentar e apelou aos vereadores dos partidos do atual governador que ajudem a liberar o produto na rede farmácias do Estado. (FC) 

CRÍTICA - Aldacir Oliboni (PT) chamou de “incompetente” o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, responsabilizando-o pela perda de R$ 150 milhões que viriam a fundo perdido do governo federal para o programa de drenagem de Porto Alegre. “O secretário Ramiro pisou na bola. O prefeito deveria ter a coragem de tomar a devida providência”, num caso desses, provocou Oliboni. O vereador disse ainda que diversos departamentos da Prefeitura estão abandonados e citou como exemplo o HPS, que, segundo ele, está jogado às traças. (FC)

FEMINICÍDIOS - Márcio Bins Ely (PDT) reclamou que a ponte de madeira, próxima à CEEE, na Avenida Ipiranga, está interditada há vários meses Ele pediu ao líder do governo Mauro Pinheiro (Rede) que cobre da Prefeitura mais celeridade para reativar o equipamento. Advertiu ainda pelas quatro ocorrências de feminicídios no Rio Grande do Sul, nas últimas 48 horas, Bins Ely alertou que os números, no Brasil, para essa modalidade de crime são alarmantes, sem contar as agressões e os estupros. (FC)

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
          Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Lideranças