Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Plenário Otávio Rocha
Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal (Foto: Cassiana Martins/CMPA)

O período de Comunicações de Líderes desta quinta-feira (28/6) na Câmara Municipal de Porto Alegre tratou dos seguintes temas:

CORRUPÇÃO - Rodrigo Maroni (Pode) contou que esteve presente em uma reunião sobre saúde com os municipários, em que reafirmou seu compromisso com o serviço público por meio dos seus votos na Câmara Municipal. Além disso, trouxe a pauta dos animais e da corrupção nesse meio. Como exemplo, falou de um operação de desmonte de um esquema de arrecadação de dinheiro por meio de canis clandestinos, iniciada no domingo (24/6), e finalizada na quarta-feira (27/6). Segundo ele, parte da operação foi frustrada devido a interferência de uma ex-secretária dos animais. (AF)

DEMOCRACIA - Sofia Cavedon (PT) lembrou que há 50 anos, em 1968, efervescia a cultura e a democracia no país, por meio da passeata dos Mil, do fim do AI-5 e do fim dos governos militares. Ao citar características da época - censura, fim do habeas corpus, suspensão de direitos políticos, proibição de manifestações populares - falou da necessidade de se discutir para sustar o que chamou de AI-5 municipal. Segundo ela, o prefeito Nelson Marchezan Júnior, através de decretos, tenta proibir manifestações, assim como aterroriza funcionários com ameaças. “O que vemos é um modelo autoritário tentando se impor em Porto Alegre para fim de privatização de fatias do poder político”, contou. Por fim, desejou que o Legislativo mostre-se contrário a qualquer extrapolação da lei e dos preceitos democráticos. (AF)

Textos: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)