Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Movimentação de plenário. Na foto, a vereadora Fernanda Melchionna.
    Fernanda Melchionna (PSOL) anunciou pedido de CPI na assistência social (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Vereador Moisés Maluco do Bem
    Moisés Maluco do Bem (PSDB) afirmou que há processos administrativos sobre denúncias (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Na sessão ordinária desta quarta-feira (14/6), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre fizeram os seguintes pronunciamentos no período de Lideranças:

CPI – No espaço da Liderança de Oposição, Fernanda Melchionna (PSOL) anunciou estar colhendo assinaturas para a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a assistência social do Município. “Há urgência de que a Câmara cumpra seu papel constitucional de fiscalização, não se pode mais silenciar diante de dezenas de denúncias de corrupção”, salientou a vereadora ao se referir a notícias veiculadas em jornal da Capital, na terça-feira (13/6), sobre imóveis alugados de forma irregular pela Fasc. Conforme Fernanda, o pedido de CPI já conta com sete assinaturas. (HP)

CPI II – Aldacir Oliboni (PT) disse que sua bancada apoia a instalação de CPI solicitada por Fernanda Melchionna (PSOL). “Percebemos desde o início do ano um certo descaso com as políticas de assistência social em Porto Alegre.” Conforme o vereador, notícias de mau uso de dinheiro público que deveria ser aplicado no atendimento da população carente “entristece e deixa revoltados milhares de cidadãos não atendidos pelo desvio de finalidades”. O vereador criticou ainda o fato de a atual administração apontar erros de gestões passadas como justificativa para a falta de ações no presente. (HP)

TRANSPARÊNCIA – Conforme Moisés Maluco do Bem (PSDB), a atual administração municipal está atenta aos fatos denunciados na área de assistência social e vem trabalhando em reformas que ”dão incômodos, mas visam ao saneamento da coisa pública”. O vereador afirmou haver processos de investigação em andamento a respeito de fatos que atingem administrações anteriores e pediu que os integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social se reúnam e aprovem a destinação de verbas existentes, mas que dependem de quórum da entidade. “Apelo também aos integrantes da administração municipal neste conselho”, salientou. (HP)

DECRETO – Professor Alex Fraga (PSOL) solicitou que seja atualizado decreto municipal a respeito da eleição de vice-diretores em escolas. O vereador lembrou que o decreto em vigor é do ano de 1998, o qual estabelecia que teriam dois vice-diretores aqueles estabelecimentos que trabalhassem em três turnos e tivesse um mínimo de 1.100 alunos. Conforme Alex Fraga, o decreto deve ser atualizado, visto que atualmente muitas escolas foram incluídas na integralização, quando são mantidos os chamados turnos inversos. “O tempo passou, e estamos há quase 20 anos desse decreto. Há agora uma visão diferenciada”, salientou. (HP)

ÓDIO - Ao mencionar a notícia do adolescente de 17 anos de São Bernardo do Campo que foi tatuado na testa após uma tentativa de roubo, Rodrigo Maroni (PR) comentou que “parece que as pessoas perderam todas as esperanças”. Ele repreendeu o ato e expôs que essa atitude é “um reflexo direto do momento que estamos vivendo”. No entanto, conforme o vereador, o pior é as pessoas defenderem a ideia de justiça com as próprias mãos. “O ódio, hoje, é exacerbado. Lideranças surgem e se tornam referencia a partir ódio.” Por fim, o vereador afirmou que “vivemos em uma ditadura velada onde as pessoas são muito mais conservadores”. (CM) 

Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
             Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)