Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Periodo de comunicações no plenário. Na tribuna, a vereadora Comandante Nádia.
    Vereadora Comandante Nádia (PMDB) (Foto: Carolina Andriola/CMPA)
  • A Câmara discute decreto as novas diretrizes para a organização da rotina diária nas escolas da rede pública de Porto Alegre. Na foto: Vereador Cláudio Conceição.
    Vereador Cláudio Conceição (DEM) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

No período destinado às Lideranças, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (1/3), os vereadores trataram dos seguintes temas:

REALIDADE - Manifestando apoio aos professores municipais presentes ao plenário, Cláudio Conceição (DEM) disse conhecer a realidade da Escola Chico Mendes, na Vila Safira, e da Escola Ildo Meneghetti, no Porto Seco. O vereador se disse surpreso com as mudanças anunciadas pelo secretário municipal de Educação, Adriano de Britto, "que não conhece a realidade das escolas e dos professores que trabalham nestas localidades e o contexto de violência das comunidades". Segundo ele, o secretário quer mudar as escolas "de cima pra baixo", sem diálogo com a comunidade escolar. "É um ato autoritário do secretário. Educação não se faz com secretário, se faz com professores. é preciso saber das dificuldades que os professores enfrentam em seu trabalho." (CS)

ATAQUE - Fernanda Melchionna (PSOL) manifestou apoio à luta dos professores da rede municipal, que estavam lotando o Plenário Otávio Rocha para ouvir as explicações do secretário municipal de Educação. Segundo Fernanda, os trabalhadores e trabalhadoras lutam pela escola pública, e as medidas anunciadas pelo secretário representam um "ataque sem precedentes à gestão democrática e ao decreto de 2004, que foi uma conquista da categoria". A vereadora observou que o ensino requer planejamento de modo integrado e que, no processo de ensino e aprendizagem, todos são partes. "Ficamos muito chocados em constatar que secretários ainda possam fazer a ditadura da caneta, passando por cima da comunidade escolar." Alertou ainda que, em 6 de março, recomeçam as aulas no município, e os professores querem voltar às salas de aulas de forma tranquila e harmoniosa. (CS)

DiÁLOGO - Comandante Nádia (PMDB) também manifestou o apoio do bloco independente Todos por Porto Alegre aos professores municipais, que contestam as mudanças anunciadas pelo secretário municipal da Educação. Ela garantiu que os vereadores do bloco se colocam à disposição dos professores e professoras. "O diálogo é necessário. É preciso respeito à gestão democrática do ensino no município e respeito aos conselhos, que trabalham em prol das crianças e adolescentes." (CS)

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)